Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

II Workshop Universidade-Indústria em Materiais Vítreos acontece dia 30 de agosto em São Carlos

agosto 25, 2017 Deixe seu comentário »
II Workshop Universidade-Indústria em Materiais Vítreos acontece dia 30 de agosto em São Carlos

II Workshop Universidade-Indústria em Materiais Vítreos com tema O custo da ignorância acontece em São Carlos no campus da UFSCar AUDITÓRIO CETEPE da EESC/USP – campus 1 em 30 de agosto, das 8 às 18h.

 

Veja como se inscrever abaixo no link: https://goo.gl/k8bpG9

 

Abaixo a programação do evento:

8h ABERTURA  
8h20 Edgar D. Zanotto

Professor do DEMa/UFSCar, Supervisor do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) e Coordenador do CeRTEV, Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos, um dos CEPIDs da FAPESP.

Natureza, ciência e tecnologia de vidros

Atividades de pesquisa e a visibilidade da ciência de materiais vítreos do Brasil A moderna definição de vidros e sua real natureza. Novas formulações de vidros e aplicações: Gorilla Glass (smartphones) e outros. Oportunidades de P&D em materiais vítreos.

9h Mauro Akerman

Escola do Vidro. Membro da Comissão de Vidros da ABCeram.

Casos sobre a Produção Industrial de Vidros: Tentativas e Erros

Serão apresentados alguns casos reais ocorridos na produção industrial do vidro em que a falta de conhecimento gerou ações que culminaram em perdas significativas de produção.

9h30 Fábio Bernardo

Consultor vidreiro. Membro da Comissão de Vidros da ABCeram.

A reciclagem de vidros

Como a reciclagem pode ajudar muito a produção do vidro, mas pode também gerar problema quando mal feita. Quais os problemas que travam a reciclagem de vidros. Estudos da Comissão de Cacos da ABCeram.

10h COFFEE BREAK  
10h20 Pierre Frisch

Formado em vidros técnicos e científicos (nível superior) na Suíça. Consultor vidreiro com longa experiência em processos de fabricação. Tem atualmente um atelier de arte em vidros.

Reinventando a fabricação do vidro

Aspectos históricos da fabricação do vidro cristalizado, do vidro plano Float, da patente do forno fusão, da fusão de vidros com composições baseadas em matérias-primas orgânicas, e outros.

11h Edison Toporcov

Engenheiro mecânico. Diretor Industrial aposentado da Wheaton Brasil Vidros, 46 anos de experiência acadêmica e industrial, consultor técnico, ministra palestras, conduz apresentações e eventos em fabricação de vidros. Membro da Comissão de Vidros da ABCeram.

Treinamento no Chão de Fábrica

A preparação dos profissionais integradores. Envolvimento dos gestores: despertar a vontade e a iniciativa. Respeito à linguagem do chão de fábrica. Envolvimento do RH. Preparação do ambiente favorável. Preparação do material. E mais, com exemplos práticos.

12h ALMOÇO  
13h10 Marcelo Nalin

Professor do Instituto de Química da UNESP-Araraquara e Pesquisador do CeRTEV.

Experiência x Ciência: como unir forças entre o chão de fábrica e as novas tecnologias

Relato de uma parceria de sucesso Universidade-Empresa, fundamentada e enaltecida pelas competências de ambos os lados colocadas sobre a mesa, visando resolver problemas técnicos ou desenvolver produtos de alta tecnologia, usando para isso a simbiose entre a experiência do “chão de fábrica” e o conhecimento e a pesquisa científica da Universidade.

13h40 Claudia  Zampelli

Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da ABIVIDRO

PAnorama DA INDÚSTRIA DE VIDROS NO BRASIL
14h10 Clélia Elisa Bassetto

Analista de Normalização da Abravidro, 12 anos de experiência, coordena atividades para a elaboração, revisão e divulgação de normas das comissões de estudo do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), responsável por desenvolver e atualizar as normas técnicas relacionadas aos vidros planos.

APLICAÇÃO DO VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL – O PREÇO DA IGNORÂNCIA

Principais requisitos da NBR 7199 – Vidros na construção civil, projeto, execução e aplicações: a mais importante norma vidreira que todos os profissionais e especificadores de vidro devem seguir para evitar consequências graves.

14h40 Mauro Lucio N. Luiz

Engenheiro metalurgista com mestrado em engenharia de materiais (fusão de vidros) na Poli-USP. Gerente da Linha Coater, CEBRACE. Membro da Comissão de Vidros da ABCeram.

Problema da variação da cor dos vidros metalizados com prata após a têmpera

Propriedades de filmes finos de prata em vidros metalizados por magnetron sputtering, antes e após têmpera térmica, caracterizadas por reflectometria de raios X e espectrometria de cor.  Avaliação do impacto das variáveis de processo através de planejamento de experimentos e determinação das propriedades físicas e colorimétricas ótimas através do método de superfície de resposta. Compreensão do mecanismo físico responsável pela variação de cor nos vidros metalizados após a têmpera e determinação dos parâmetros ideais para redução do tempo de ajuste do processo.

15h10 Daniel C. Amaral

Professor do SEP-EESC/USP e pesquisador na área de inovação e desenvolvimento de produtos, membro do Grupo de pesquisa Engenharia Integrada (EI2) e do Centro Avançado de Inovação da EESC.

Gerenciando projetos de inovação: oportunidades para um futuro melhor unindo agilidade e cooperação
15h40 COFFEE BREAK  
16h Francisco Louzada

Professor do ICMC/USP-São Carlos, Coordenador de Transferência de tecnologia do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria – CeMEAI (CEPID/FAPESP).

Experiência e sistema de gestão de resíduos sólidos com foco no custo da ignorância

Será apresentado o SIGERES, Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Municipais, um sistema simples e de fácil acesso, com capacidade de gerenciamento sistemático dos resíduos sólidos de uma cidade, possibilitando que todos os agentes envolvidos possam conversar e tomar decisões com base em evidências obtidas dos dados coletados e analisados pelo sistema. Este projeto é uma parceria entre a Cooperativa Reevolta e o CEPID-CeMEAI.

16h30 Rodrigo Marques

Professor do IQ/UNESP-Araraquara.

Da ideia ao produto: empreendedorismo no ambiente acadêmico
17h ENCERRAMENTO  

 

Confirmação de PRESENÇA até 25/08/2017.

Inscrição: R$ 100,00 via depósito bancário (estudantes são isentos, mas devem se inscrever preenchendo a Ficha de Inscrição).

A inscrição pode ser feita no site https://goo.gl/k8bpG9 (antes de enviar, o formulário preenchido pode ser impresso em pdf).

PÚBLICO GERAL: envie a Ficha de Inscrição preenchida (formato pdf) junto com comprovante de depósito para cobranca@fipai.org.br.

Dados para depósito: FIPAI, Caixa Econômica Federal, agência 0348, conta corrente 2940-5.

ESTUDANTES: apenas preencher a Ficha de Inscrição no site.

Informações: ebferreira@sc.usp.br (Prof. Eduardo Bellini Ferreira).

 

                   

Publique seu comentário

Posts Relacionados