Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Benefícios reciclagem do vidro

Fique por dentro dos benefícios da reciclagem do vidro

Benefícios da reciclagem do vidro

Benefícios da Reciclagem do Vidro

É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem do vidro seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais.

Estas características são únicas do vidro que, além das suas vantagens como material, acrescenta à elas o benefícios da reciclagem.

Preservação do meio ambiente

Reciclagem do vidro
Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite residuos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumenteando a vida útil dos aterros sanitários.

O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.

Geração de empregos

A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população. Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem do vidro empresarial também tem forte caráter social, agregando assim valor para maior qualidade de vida da população.

Viabilidade Econômica

A reciclagem do vidro, é uma atividade economicamente viável. No Brasil a reciclagem ainda é vista como uma atividade marginal e, como tal, carece de uma mentalidade empresarial. Dentro deste modelo, a reciclagem é um nicho de mercado inexplorado, com grande potencial de lucratividade.