Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Abividro dá entrevista para a Folha de S. Paulo

Abril 23, 2013 Deixe seu comentário »
Abividro dá entrevista para a Folha de S. Paulo

Abividro dá entrevista para a Folha de S. PauloSuperintendente da Abividro, Lucien Belmonte, faz análise de preço brasileiro no setor de vidro

O superintendente da Abividro, Lucien Belmonte, deu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo fazendo uma análise sobre o setor de vidro no Brasil, em comparação com o mercado internacional.

Na avaliação de Belmonte, o preço no Brasil oscila dependendo do preço do gás, uma vez que quase 100% do setor de vidro hoje utiliza gás natural. “Vários países têm preços mais competitivos que os do Brasil, como Turquia e México, onde o preço é de US$ 7 por milhão de BTUs. Aqui é de cerca de US$ 14”, conta o superintendente da Abividro. Em outros países, os valores não incluem o gás de xisto.

Apesar disso, estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que o volume de investimentos e a balança de pagamentos na indústria brasileira geram um preço competitivo no mercado internacional.

Belmonte também comentou sobre a expectativa das indústrias pela comercialização de gás no mercado livre, defendendo que esta opção só será viável quando outros fornecedores entrarem no mercado, além da Petrobras.

“Os benefícios da desoneração da energia estão sendo engolidos pelo aumento do custo da energia para o mercado livre. Como as fontes de energia do sistema Eletrobrás foram direcionadas unicamente para os consumidores cativos, os grandes consumidores e o mercado livre como um todo estão sofrendo”, defende Belmonte.

Fonte: Folha de S. Paulo

Publique seu comentário

Posts Relacionados