Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Alimento bem embalado é sabor garantido

Abril 30, 2012 Deixe seu comentário »

A preocupação com a embalagem é questão de segurança alimentar e a fiscalização é feita pela ANVISA.  O mercado consumidor está cada vez mais atento e exigente quanto aos sabores dos alimentos. A embalagem não pode ser apenas envolvente e conter informações que o consumidor tem direito, a embalagem deve proteger o sabor e preservar a qualidade do alimento.

De acordo com a pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), Eloísa Garcia, o primeiro passo para garantir a qualidade das embalagens de alimentos é a aprovação da composição para entrar em contato com o produto, pois a preocupação é uma questão de segurança fiscalizada pela ANVISA. “Existe uma legislação da ANVISA com base na legislação do Mercosul, muito similar a legislação da União Européia, que regulamenta os materiais que terão contato com o alimento. Os componentes dos materiais de embalagens seja uma lata, uma tampa de uma garrafa, seja um cartucho ou uma embalagem plástica, devem ser considerados seguros”, sinaliza.

Segundo Eloísa há várias causas de contaminação dos alimentos que alteram o sabor, como exemplo, os contaminantes voláteis. “Eles podem ter origem de um residual que ficou na própria embalagem, ou de alguma absorção durante o transporte, ou até mesmo na comercialização. Quando a embalagem não protege adequadamente o produto, esse componente permeia a embalagem e chega até o produto”, explica.

O vidro é a embalagem que mais protege o seu produto e não interfere no sabor ou qualidade. Prefira o vidro.

Fonte. http://www.oifaceaface.com.br/#box4

Publique seu comentário

Posts Relacionados