Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Artesão Bernardo Gonzaga reutiliza o vidro em suas peças

outubro 9, 2012 19 Comentários »
Artesão Bernardo Gonzaga reutiliza o vidro em suas peças

Artesão reutiliza garrafas de vidro e ensina suas técnicas em cursos

Artesão Bernardo Gonzaga explica sua arte com vidroSustentabilidade é um tema antigo, mas que está em alta e não deixa de ser atual. Além de colaborar com o meio ambiente, a reciclagem de materiais pode ser fonte de renda, como é o caso do artesão Bernardo Gonzaga, que trabalha com vidro em Salvador.

Responsável pela Bergon Design, Bernardo desenvolveu e patenteou uma ferramenta para corte de garrafas de vidro, com o auxílio de uma arquiteta. Com as peças cortadas, desenvolve produtos inovadores e úteis para o cotidiano das pessoas, como castiçais, pisos, cortinas e muitos outros objetos, sempre repaginando os produtos com design moderno e funcional.

Bernardo acredita no vidro como um material atual e nobre, que deve ser aproveitado ao máximo e defende que as pessoas devem obter conhecimento quanto à sustentabilidade e ao reaproveitamento de materiais diversos no cotidiano. Além de criar e vender suas peças, o artesão leciona sobre corte de vidro em cursos específicos.

No vídeo abaixo é possível conferir um pouco sobre seu trabalho e a forma como lida com o vidro. Trata-se do programa Câmara Comenta que foi ao ar ano passado na Tv Câmara Salvador.


from TV Camara Salvador on Vimeo.
Recentemente, Bernardo expôs seu trabalho em evento do Instituto ACM, em Salvador, com a temática de “Cidadania – Desenvolvimento Sustentável”. Confira as fotos abaixo:

[nggallery id=1]

19 Comments

  1. Cândida Lobão 23 de Janeiro de 2019 at 23:08 - Reply

    Parabéns pelo lindo trabalho Bergon! Espero que seus ensinamentos se transformem em sementes em cada um que tenha a sorte de te conhecer. Para mim é sempre gratificante ir ao Pelorinho e combinar o que fazer com esta ou aquela garrafa e você sempre tem uma novidade para me mostrar. Eu agora sempre que olho as garrafas rsrs, fico imaginando uma transformação e um diferente uso para elas. Muito obrigada! Abraços!

  2. Fábio Dantas 12 de Janeiro de 2019 at 9:13 - Reply

    Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador, prestem atenção no trabalho realizado por Bergon. O empreendorismo ambiental além das boas práticas ao meio ambiente, é um potencial gerador de emprego e renda.

    Convido a todos a passar lá no Pelourinho para conheçer o fantástico trabalho de Bergon.

  3. Léo Rodrigues 5 de Janeiro de 2019 at 18:21 - Reply

    Parabéns ao meu amigo Bergon pelo belo trabalho. Um show de sensibilidade e talento inquestionáveis. O vídeo é sim um material nobre. Concordamos com você.
    Que esse trabalho cresça e se desenvolva cada dia mais, para o bem de todos nós. O planeta agradece.

    • Abividro 9 de Janeiro de 2019 at 8:54 - Reply

      Leo, este é o tipo de notícia que adoramos divulgar! Obrigada por seu comentário, Bergon é um artista querido do vidro!

  4. Susana 20 de julho de 2018 at 8:19 - Reply

    Bernardo, parabéns pelo seu trabalho, por sua maneira de pensar e agir. Tive a alegria de trocar uns dedos de prosa com vc, ai na escadinha, dias atrás,
    em minha visita a Salvador, gostei demais, simpatia em pessoa, inteligente, despertou ainda mais meu interesse pela sustentabilidade. Seu trabalho eh digno de aplauso . Quero colocar esse telhado na casinha dos meus sonhos, que está quase acontecendo. Sabe esses momentos em que desejamos ter capital pra investir? Pois eu investiria em vc com muito gosto e orgulho. Um grande abraço. Parabéns!! Ótimo dia . Susana.

  5. Eduardo Carneiro 9 de Abril de 2018 at 16:34 - Reply

    É realmente um trabalho inovador ,sobre reciclagem de garrafas e vidros em geral . Pois sou amante de trabalhos inovadores . Também serve de educação populacional com os dejetos ,pois são descartados sem nenhuma idéia de educação ambiental . O artesão Bernardo é um ícone de trabalhos com reutilização de vidros em geral , é usa inteligentemente a sua arte para o equilíbrio entre o vidro descartado e o valor que ele pode vir a ter globalmente falando. Parabéns.

  6. Caetano Barata 8 de Janeiro de 2018 at 21:50 - Reply

    A Bahia precisa reconhecer e valorizar o conhecimento e as propostas diversas de produção voltada a desconstrução dos conceitos de desenvolvimento sustentável em relação ao elemento vidro: (Sílica ou óxido de silício) – (SiO2). Evidentemente, correspondendo as expectativas do produtor cultural. 2018 pede uma renovação do pensamento da cultura pós consumo de garrafas, lâmpadas e outros.

  7. José Luiz Pereira Mattos 24 de dezembro de 2017 at 16:33 - Reply

    O vídeo foi muito ilustrativo e divulgou o trabalho ,as palavras e o pensamento de um artesão que também é um artista. Pois é criativo na elaboração das peças trabalhadas.
    É também um inventor além de dominar o português sem afetação, usando linguagem simples e correta.
    Preservar o meio ambiente é fundamental para a continuidade da vida neste nosso planeta.
    Ganhou um admirador .

  8. cassia lessa 15 de agosto de 2017 at 23:34 - Reply

    Gostei muito do video e também do trabalho de Sr. Bernardo. Espero que sirva de incentivo para mudar o conceito de reciclagem. O seu trabalho é muito interessante e criativo. Parabéns e boa sorte.

  9. Tâmara 10 de agosto de 2017 at 11:59 - Reply

    Parabéns pela iniciativa e persistência Bergon, o nosso País necessita de projetos e pessoas assim, que realmente querem e façam a diferença socialmente e ambientalmente. O projeto deve ser multiplicado, pois como o mesmo Bergon disse a sustentabilidade precisa ser colocada em prática se não vira bla bla bla

  10. Maria Tania 25 de setembro de 2015 at 13:08 - Reply

    Bergon, você merece todos os aplausos pela sua criatividade, pelo seu trabalho no processo da sustentabilidade. Parabéns!

  11. Roberto Figueiredo 11 de Fevereiro de 2015 at 21:09 - Reply

    Esperamos que algum dia essas ideias sejam vistas pelos parceiros certos.Boa Sorte Bergon

  12. Eubaldo p gomes 10 de Fevereiro de 2015 at 16:10 - Reply

    Bernardo GRANDE amigo que tenho muto carinho um cara batalhador que procura sempre faze da sua arte um mutiplicador de grandes talentos para isso acontecer o Governo do estado da Bahia até mesmo a prefeitura deveria faz um grande projeto para trabalha com meninos carentes que precisa de uma oportunidades

  13. Rosangela Cruz 7 de Fevereiro de 2015 at 23:14 - Reply

    Parabéns Bergon pelo seu trabalho, desejo que se torne escola de reaproveitamento do vidro para benefício do meio ambiênte, realização pessoal e emprego e renda em todo Brasil.

  14. Claudionor Santos 23 de Janeiro de 2015 at 13:41 - Reply

    Parabéns Bergon por seu trabalho e acima de tudo pelo seu entusiasmo nesta luta pela sustentabilidade.

  15. Ana 29 de novembro de 2014 at 22:54 - Reply

    Oi pessoal, vou deixar o contato de uma vidraçaria em Brasília que fabrica lindos espelhos decorativos, o site deles é: http://www.vidrosedecoracoes.com.br/ tem papel de parede, painel fotográfico, box para banheiro Elegance, muita coisa diferente vocês vão adorar!

  16. Valter Bitencourt Júnior 5 de setembro de 2013 at 20:57 - Reply

    Foi um enorme prazer em conhecer esse trabalho muito bonito!!!!!!!!!!!

  17. GERALDO FULGENCIO SOBRINHO 10 de dezembro de 2012 at 10:53 - Reply

    Parabens Bergon, voce merece ser olhado com mais
    atenção pelo Governo, ter mais apoio. Eu que ja te conheço ha algum tempo sei de seus projetos que é bom para
    o meio ambiente e pode ser aproveitado melhor pelo governo do Estado ou até mesmo a Prefeitura poderia te usar para transferir seus conhecimentos para aquela parcela de gente que faz
    a reciclagem sem ter o conhecimento de tanto que
    ela é necessária.
    Parabens tambem a ABIVIDRO por dar esta oportunidade de voce mostrar seu trabalho.

  18. RITA ALMEIDA 17 de outubro de 2012 at 12:12 - Reply

    Parabéns Bergon, pelo trabalho desenvolvido de forma tão criativa e pensada no processo da sustentabilidade. Vc merece meus aplausos.
    Rita Almeida

Publique seu comentário

Posts Relacionados