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Coca-Cola aposta em retornável de 1 litro para combater talibãs

Abril 30, 2012 8 Comentários »

O investimento global na nova linha de produção foi de R$ 13 milhões. No final do mês, a fábrica em Jundiaí, a segunda maior do mundo, inicia a operação da nova linha que engarrafará o refrigerante somente em garrafas retornáveis de vidro

Por Karla Spotorno
EXAME

A Coca-Cola decidiu voltar no tempo para atacar um grande inimigo em São Paulo: as concorrentes talibãs (leia a reportagem de EXAME sobre as marcas populares e baratas). No final do mês, quando começa a funcionar uma nova linha de produção em São Paulo, a Coca-Cola Femsa volta a fabricar em escala industrial a Coca em garrafas retornáveis de um litro.
O vasilhame que pontuou a infância da geração com hoje 30 e 40 anos volta às prateleiras de pontos-de-venda escolhidos com um propósito bem definido: capturar o consumidor de baixa renda. “Vamos vender para mercadinhos e supermercados de vizinhança nas áreas onde mora a população de renda mais baixa”, afirma Luiz Henrique Lissone, diretor de Operações Brasil da Coca-Cola Femsa, que abastece parte do interior e todo o litoral de São Paulo o que corresponde a cerca de 25% do mercado consumidor de Coca-Cola no Brasil. Segundo Lissone, a garrafa retornável não chegará aos hipermercados

A volta da garrafa de um litro que já sai da fábrica com o preço de 1,19 real estampado na tampa tenta atacar a consolidação dos refrigerantes mais baratos. “É uma das ações [da Coca-Cola] para aumentar a competitividade da marca e capturar o consumidor que por uma série de razões deixou de consumir Coca”, afirma o diretor de Operações Brasil.

Apesar de ser vantajoso para o bolso do consumidor, a garrafa retornável exige um investimento pesado da empresa e a estruturação de processos inexistentes no caso das embalagens PET como o retorno dos vidros, a estocagem e a limpeza dos vasilhames. Na nova linha da fábrica em Jundiaí, a segunda maior da Coca-Cola do mundo, a empresa investiu 13 milhões de reais em maquinário, obras civis e na compra dos vasilhames e caixas igualmente desnecessárias no caso das garrafas de plástico, que são embaladas em sacos plásticos.

A nova linha aumentará em 10% a capacidade de produção em Jundiaí. Irá produzir 142 milhões de litros a mais, engarrafados nas retornáveis de um litro e também nas garrafinhas de consumo imediato de 290 ml, tradicional nos restaurantes e lanchonetes, e de 200ml, conhecida como caçulinha e que deixou de ser produzida há décadas. Hoje, a capacidade dessa fábrica no interior de São Paulo é de 1,1 bilhão de litros.

8 Comments

  1. Idionete 28 de Maio de 2018 at 11:43 - Reply

    Prezados,bom dia.

    Gostaria de uma informação sobre a venda do refrigerante com valor estampado.
    No comercio o valor pode ser alterado pelo vendedor?

    Hoje o valor é R$1,75 o Comércio esta vendendo a R$3,00,pode ser praticado desta forma?

  2. Valdecir 2 de setembro de 2016 at 21:04 - Reply

    Aqui na região de joinville é mais fácil achar ouro ♦ doque encontrar Coca cola de litro em vidro que na verdade o melhor refrigerante.

  3. jose alves 18 de Janeiro de 2013 at 20:57 - Reply

    qual o valor da garrafa de um litro de coca cola,é o estampado na tampa da garrafa

    • Abividro 11 de novembro de 2013 at 14:07 - Reply

      Olá José, boa tarde.
      Por gentileza, procure nosso associado Owens Illinois, eles que fabricam a garrafa de Coca-Cola.
      O contato pode ser acessado na aba ‘associados’ do nosso site: abividro.org.br.
      Atenciosamente,
      Equipe Abividro

  4. jose alves 18 de Janeiro de 2013 at 20:54 - Reply

    as garrafas de um litro são encontrada nos mercadinhos,o valor e o estampado na tampa da garrafa,esta é minha duvida?

    • Abividro 11 de novembro de 2013 at 14:08 - Reply

      Olá José, boa tarde.
      Por gentileza, procure nosso associado Owens Illinois, como são eles que fabricam a garrafa de Coca-Cola, poderão responder estas questões.
      O contato pode ser acessado na aba ‘associados’ do nosso site: abividro.org.br.
      Atenciosamente,
      Equipe Abividro

  5. Alex Rolim 19 de outubro de 2012 at 22:19 - Reply

    Experimente em um grupo de pessoas afirmar que prefere suco de laranja à refrigerante. Ou que menos aflitivo, prefere guaraná à Coca Cola. Por certo será execrado, questionado, apartado e não se atreva a dizer que prefere PEPSI, pois aí sim será crucificado, espancado e esquartejado pelo “consumidor médio” que só admite que gosta e consome o que a industria da mídia determina.

    • Abividro 11 de novembro de 2013 at 14:11 - Reply

      Olá Alex, boa tarde.
      Acreditamos que gosto deve ser respeitado, não importa o que digam!
      Só não trocamos os vasilhames de vidro por nenhum outro, pois só ele conserva com segurança as bebidas, deixando-as sempre mais gostosas!
      Atenciosamente,
      Equipe Abividro

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