Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Concessionária Honda com fachada de vidro em forma de um prisma gigante

agosto 1, 2013 Deixe seu comentário »
Concessionária Honda com fachada de vidro em forma de um prisma gigante

Arquitetura diferenciada traz vitrine de carros da loja em formato de um prisma

Um empreendimento brasileiro ganhou destaque em Curitiba. A fachada da Niponsul, concessionária da multinacional automobilística Honda, foi desenhada por Frederico Carstens em um formato triangular, acompanhando a geometria do lote.

A edificação possui grande parte de vidro e colunas com diferentes ângulos de inclinação.

A concessionária foi desenvolvida para aproveitar o espaço do local, com uma parte de alvenaria e outra de aço, vidro e ferragens. As colunas metálicas foram desenvolvidas para os seus encaixes metálicos soldados para não interferir no visual da pele de vidro do empreendimento. De diferentes tamanhos, elas atendem o volume desigual que se criou com a fachada de vidro.

O prédio possui três andares em formato de prisma irregular, onde sua estrutura metálica foi prolongada até os fundos do lote, ancorando uma exuberante fachada de vidro.

Para otimizar o empreendimento foi adicionado um sistema de talhas e cintas para a mobilidade e elevação dos grandes módulos de vidro. E para proporcionar mais leveza e permitir a movimentação das peças de vidro foram utilizadas 78 ferragens de quatro e duas hastes com parafusos articulados.

A aplicação do vidro foi baseada no processo de envidraçamento estrutural, usado tanto na fachada como nas portas de correr. O vidro usado na face principal do edifício é de 10 mm de espessura, comum e temperado. Na cobertura optou-se pelo vidro (10 mm) laminado refletivo prata, de alto desempenho, com o objetivo de reduzir a entrada de luz no ambiente, aumentando o conforto interno.

A Niponsul é um empreendimento que engrandece muito a arquitetura brasileira e a utilização do vidro plano em projetos arrojados.

Fonte: ABRAVIDRO

Publique seu comentário

Posts Relacionados