Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Conheça o projeto Glass is Good, da Diageo e O-I

Abril 29, 2015 Deixe seu comentário »
Conheça o projeto Glass is Good, da Diageo e O-I

Ao envolver 105 bares e restaurantes, sete cooperativas, uma fabricante de embalagens de vidro e mais três empresas de bebidas, o projeto Glass is Good, idealizado pela multinacional Diageo, encontrou na implementação de um programa de logística reversa “programada” uma maneira de juntar as pontas da indústria e do varejo com os agentes envolvidos na reciclagem de vidro. O projeto funciona em quatro cidades, no Sudeste e no Nordeste, e tem como principal objetivo dar um destino correto às garrafas descartadas.

O ciclo funciona da seguinte maneira: bares, restaurantes e casas noturnas se comprometem a separar e armazenar as garrafas consumidas. Assim, cooperativas conveniadas à Diageo percorrem esses locais e recolhem os vidros da marca, assim como os da concorrência, além de outros materiais recicláveis. O material é vendido a preço de mercado para a indústria vidreira Owens-Illinois, que beneficia os cacos para retirar impurezas. Após essa etapa, está 100% reciclado e se converte novamente em matéria-prima, reutilizada na produção de novas embalagens.

Grazielle Parenti, diretora de relações corporativas da Diageo, diz que o objetivo do programa é reduzir o impacto do vidro no ambiente, movimentando toda a cadeia. Em São Paulo, a empresa recicla 14% do volume de vidro que coloca no mercado. A meta para 12 meses até junho é de 2 toneladas, dentro de um plano maior de dobrar o ritmo do início do programa, com a extensão para mais cidades, em estudo. O projeto, que começou em São Paulo e se expandiu para Recife, Fortaleza e Campinas (SP), conta com as fabricantes de bebidas Heineken e Cia Müller, que se juntaram ao projeto e, mais recentemente, a Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut e Chivas.

Mais sobre o projeto, aqui.

Fonte: DCI, 28/04/15/ SP4 Comunicação

Publique seu comentário

Posts Relacionados