Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Cresce o número de novos produtos vendidos em supermercados

agosto 28, 2014 Deixe seu comentário »
Cresce o número de novos produtos vendidos em supermercados

Ao mesmo tempo em que há aumento de lançamentos, o tamanho das lojas é reduzido

Uma pesquisa realizada pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) revelou que o número de lançamentos de produtos vendidos em supermercados e hipermercados, de janeiro a julho deste ano, aumentou 26% em relação ao mesmo período de 2013. Foram 2.352 novos lançamentos contra 1.866 do ano passado.

Entre as 15 categorias analisadas, se destacam segmentos como sabão para roupas, massas, sucos, biscoitos, chocolates e cervejas.

Este aumento acontece na mesma fase em que há redução no tamanho dos lojas. Atualmente, muitos supermercados são inaugurados com 300 a 700 m². Antes, o comum eram pontos com mais de 3 mil m², fato que reflete a falta de terrenos maiores nas grandes cidades.

O crescimento no número de produtos e a diminuição no espaço para vendê-los criam, então, um dilema para os varejistas. “As gôndolas não são elásticas. Se algum produto entra em uma nova categoria já consolidada, alguém tem que sair”, diz o empresário Márcio Cardoso, que vendeu a rede Supermercados Cardoso para a Cencosud.

Para Gisela Schulzinger, professora da ESPM e presidente da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), apesar da perda de vigor da economia, o mercado brasileiro ainda cresce acima de outros países, o que justifica o alto ritmo de lançamentos. “As marcas precisam manter investimentos em novos produtos para não perder a referência na cabeça do consumidor. Além disso, lançamentos têm margens de lucro maiores”, afirma.

Fonte: ABRE
Foto: Reprodução Internet

Publique seu comentário

Posts Relacionados