Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Dica de saúde – Observe a embalagem na qual você compra e conserva seus alimentos.

agosto 1, 2013 Deixe seu comentário »
Dica de saúde – Observe a embalagem na qual você compra e conserva seus alimentos.

Produtos embalados em vidro contém menos conservantes e não estão expostos a contaminação por Bisfenol A, dioxinas e outros desruptores endócrinos

Ao comprar um produto alimentício a única coisa que observamos na embalagem é a data de validade.

Porém, a embalagem pode nos dizer muito mais sobre o produto do que imaginamos.

As informações no rótulo do produto são muito importantes para que o consumidor possa verificar a característica do produto que está comprando e consumindo.

Por exemplo: um requeijão no copo de plástico e no copo de vidro contém diferentes conservantes e emulsificantes que alteram a composição final do produto, e consequentemente, alteram também o sabor.

A simples mudança de um produto de uma embalagem para outra modifica o método de fabricação, envase e, principalmente, a composição do produto.

Outra face importante a ser observada é a composição do material da embalagem. O alimento quando resfriado ou aquecido em certas embalagens pode ser contaminado e gerar riscos à saúde. Um destes materiais é a dioxina; composto orgânico contendo carbono, hidrogênio, oxigênio e cloro, reconhecidamente tóxico, com grande potencial nocivo à saúde humana. Entre os efeitos tóxicos citam-se lesões dermatológicas, má formação fetal, abortos, câncer e patologias neurológicas e hepáticas. Um dos cânceres mais comuns que ele pode desencadear é o câncer de mama.

Outro exemplo é a presença do bisfenol-A (BPA), um composto utilizado na fabricação de algumas embalagens e também presente no revestimento interno de outras, para evitar a ferrugem. O bisfenol-A pode se desprender do utensílio e contaminar os alimentos.

O BPA pode atrapalhar o funcionamento da tireóide, causar problemas neurológicos, câncer de mama, crescimento da próstata, anomalias no sistema reprodutor e no comportamento sexual, além de afetar o coração, provocar aborto, prematuridade, restrição ao crescimento intra-uterino e causar pré-eclâmpsia.

Por isso, antes de comprar qualquer alimento, é importante estar atento à embalagem e à composição do material de fabricação da mesma.

Publique seu comentário

Posts Relacionados