Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

9ª ExpoSucata será realizada de 19 a 21 de agosto, em SP

julho 21, 2014 Deixe seu comentário »
9ª ExpoSucata será realizada de 19 a 21 de agosto, em SP

 São Paulo será novamente a capital latino-americana do mercado profissional de reciclagem e resíduos sólidos

9ª ExpoSucata é um evento de negócios internacional – o maior e mais importante da América Latina – especialmente desenvolvido para profissionais e empresas que buscam lucro com a reciclagem em escala industrial.

Não há dúvidas de que o complexo de feiras ancorado pela ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem representa um setor com grande espaço para crescimento no País.

Um dos maiores exemplos é a sucata ferrosa, que tem faturamento crescente desde 2012, e que gera receita bruta de R$ 1,34 bilhão/ano no Brasil. Para se ter uma ideia, a movimentação de material, nesse segmento, é de aproximadamente 300 mil toneladas/mês, e emprega 1,5 milhão de pessoas, de acordo com pesquisa da FGV. Em um universo de 48 empresas, 72% afirmam que houve expansão de rendimentos nos últimos dois anos.

A ExpoSucata, MercoApara e Reciclaplast, que integram o Núcleo Resíduos para os segmentos de sucata ferrosa, papel e plástico, respectivamente, acontecem de 19 a 21 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A sucata de alumínio, por sua vez, há seis anos tem suprimido a demanda nacional para o material – o Brasil, de exportador de alumínio primário, passou a importar a matéria-prima, por conta do custo da produção no país. Calcula-se que o consumo nacional esteja em torno de 500 mil a 600 mil toneladas do material/ano, de acordo com a revista Reciclagem Moderna.

O desafio agora é alavancar a reciclagem dentro do país, já que no primeiro bimestre de 2014, a importação de sucata pelo Brasil aumentou mais de 200%, de 2,8 mil toneladas em 2013 para 8,8 mil toneladas no mesmo período deste ano. Por conta desses desafios, cada vez mais, a ExpoSucata torna-se um evento fundamental para os empresários e profissionais do setor.

O papel, setor que também está inserido no complexo de feiras através da MercoApara, é representativo, e passa por um momento que a demanda no mercado brasileiro obriga importações cada vez maiores. Ao longo dos últimos dez anos, o consumo aparente de aparas representa cerca de 45% do consumo total aparente de papel no país. Mesmo comprando de fora, em 2013 o Brasil exportou para seu maior comprador, a China, 26,3 mil toneladas de aparas de papel. Em segundo lugar está a Bolívia, com 1,8 mil toneladas, seguido por Uruguai com 952 toneladas. O total, de acordo com a Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, é de 31.254 mil toneladas de aparas de papel exportadas.

As feiras ocorrem simultaneamente à RCD Expo, ExpoLixo e à nova MercoHydro – Feira e Congresso Internacional de Negócios do Mercado de Água, Esgoto e Efluentes Industriais e Urbanos. Juntas, as feiras, promovidas e organizadas pela EcoBrasil, somarão 40 mil m² além de reunir 180 expositores e 4.500 visitantes qualificados.

Sobre a ExpoSucata

Realizada desde 2006, a ExpoSucata vem refletindo o crescimento do setor ano a ano. Em 2013, cerca de 3720 pessoas participaram do evento que ocupou com 120 marcas expostas.

Mais informações: www.exposucata.com.br ou pelo telefone (5511) 5535-6695.

Serviço
ExpoSucata, ExpoLixo, Reciclaplast, MercoApara, RCD Expo e 1ª MercoHydro
Data: de 19 a 21 de agosto de 2014
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia Dos Imigrantes, Km 1,5 – Jabaquara/SP

 

 

Publique seu comentário

Posts Relacionados