Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Feicon Batimat: referência de geração de negócios e antecipação de novidades e tendências do setor da construção civil

Abril 19, 2016 1 Comentário »
Feicon Batimat: referência de geração de negócios e antecipação de novidades e tendências do setor da construção civil

Evento contou com a participação de duas mil marcas nacionais e internacionais e 96.325 visitantes altamente qualificados. Próxima edição acontece de 4 a 8 de abril de 2017 em novo espaço: no São Paulo Expo

A 22ª edição da FEICON BATIMAT, um evento referência da construção civil na América Latina, mais uma vez cumpriu com a sua missão: antecipou tendências, mostrou novidades e lançamentos do setor. E o que é mais importante: foi o palco ideal para a realização e geração de negócios, impulsionando os números do segmento, num momento em que o mercado começa a esboçar uma reação: as vendas no varejo de material de construção cresceram 8% em março, em comparação com fevereiro deste ano, segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também aponta um aumento nas vendas de material de construção de 3,3% em fevereiro. A FEICON BATIMAT foi, mais uma vez, o vetor para que duas mil marcas nacionais e internacionais pudessem fazer networking e fechar negócios. E a próxima edição já tem data marcada para acontecer: de 4 a 8 de abril, em um novo espaço, no São Paulo Expo.

Esta 22ª edição da FEICON BATIMAT foi marcada por bons números: foram 96.325 visitantes durante os cinco dias do evento, conhecendo as grandes novidades e tendências da construção civil. Uma característica desse público é a sua qualificação. De acordo com os números levantados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, realizadora e organizadora da Feira, 36% do público que visitou o evento tinha poder de decisão final na empresa que atuam e estavam interessados em fechar negócios: 20% do público são formados por sócios-proprietários, 13% por diretores e 11% por gerentes.

“Essa qualificação é fundamental para que os expositores presentes tenham contato com profissionais com poder de decisão. Esse é um dos grandes diferenciais da FEICON BATIMAT. Preparamos um evento completo, com novidades e lançamentos, e também com 11 programações paralelas. Isso também demonstra que os profissionais vêm para a Feira interessados em reciclagem e aprendizado. Esperamos que em 2017 possamos contar com a presença e participação de todos os parceiros e visitantes novamente, apresentando um evento referência para o setor da América Latina, num espaço com mais amplo, com maior conforto e climatizado”, declarou Alexandre Brown, diretor da FEICON BATIMAT.

Participaram do evento profissionais de várias áreas da arquitetura e construção civil, como varejistas; atacadistas; distribuidores; arquitetos; construtores; engenheiros; especificadores e incorporadores. A Feira envolveu ainda vários setores, como: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente; Área externa e Lazer; Automação e Segurança; Elétrica e Iluminação; Fechadura, Ferragens e Cadeados; Fundação e Estrutura; Hidráulica; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção; Portas, Janelas e Acessórios; Produtos para Cozinhas e Banheiros; Revestimentos; Sistemas Construtivos; Serviços Profissionais e TI; Teto e Cobertura; e Tintas, Vernizes e Acessórios.

Para Cláudio Conz, presidente da Anamaco, a FEICON BATIMAT foi importante para alavancar os números do setor e possibilitar um encontro entre fornecedores e compradores. “Ainda estamos fechando os números finais, mas a quantidade de negócios realizadas na feira surpreendeu muito. O que mais ouvimos foi que a FEICON BATIMAT 2016 recebeu a visita de muitos clientes, e todos vieram para cá com o objetivo de fazer negócios. Cerca de 60 mil lojistas de material de construção se credenciaram para o evento e, para nós do varejo, a FEICON BATIMAT promove o maior networking já visto no segmento, com centenas de reuniões acontecendo diariamente no ambiente da feira. O evento termina refletindo um setor que tem boas perspectivas de crescer este ano, conforme nossas estimativas que são de fecharmos 2016 com 6% de crescimento sobre 2015″, concluiu.

Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), destacou o papel da FEICON BATIMAT que tem mudado e se atualizado ao longo das edições e vem atendendo a duas tendências mundiais das feiras de negócios: um espaço para discussão de técnicas e conteúdos e apresentando soluções para problemas, como economia de água e energia, por exemplo. “Como parte do Conselho Consultivo, temos muito orgulho em integrar um evento que tem contribuído para o setor da construção civil tenha destaque. Nós estamos no centro da retomada da economia e do mercado e destacamos a Feira como parte da solução, contribuindo positivamente para o setor. A FEICON BATIMAT tem se mostrado interessante e atraído públicos qualificados, trazendo conhecimento e conteúdo, um grande diferencial atualmente. Também temos o desafio de buscar soluções para a economia de água e energia, algo tão comentado atualmente”, avaliou.

Gerando negócios: mais de R$ 10 milhões em apenas duas horas

FEICON BATIMAT combina com negócios. Prova disso foi o Encontro de Negócios que aconteceu no primeiro dia do evento, 12 de abril. Em apenas duas horas foram gerados R$ 10,4 milhões. Segundo balanço da Reed Exhibitions Alcantara Machado, durante o Encontro de Negócios foram realizadas 107 reuniões de negócios, com 39 empresas de compradores e 19 expositores do evento. “Esse resultado reflete como a FEICON BATIMAT tem estimulado bons negócios dentro da Feira. E o Encontro tem atraído bastante a atenção dos expositores, pois conseguimos selecionar os compradores e criar o ambiente ideal para encontros de negócios. É também uma forma de trocar ideias e conhecer novos clientes. Além de tudo, é possível gerar mais números para um setor que busca uma recuperação. Essa é uma iniciativa que está dando certo e vamos continuar investindo nesses encontros”, garantiu Alexandre Brown.

Contribuições fundamentais

A FEICON BATIMAT consolidou-se por ser um evento completo, que abrange todas as áreas da construção civil. Isso só é possível graças ao apoio fundamental das entidades que compõem o Conselho Consultivo, que este ano teve a ajuda de mais um sindicato e de uma editora: o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da presidente da Editora Grau 10, Beth Bridi. Também fazem parte do Conselho a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), presidida por Antonio Carlos Lacerda; a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), representada pelo presidente Walter Cover; a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), com Cláudio Conz à sua frente; a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), cuja presidente é Miriam Addor; o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças, e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), com Reinaldo Pedro Correa na presidência; e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Siamfesp), presidido por Arcangelo Nigro Neto.

Destaques da 22ª edição

Soluções para economia de água e energia; palestras com expositores do evento; congressos; modelo de casa econômica sendo construídas durante a Feira, entre outros, foram alguns destaques desta edição da FEICON BATIMAT. Conheça alguns deles:

Ilha de Eficiência Energética

Mostrando que o Brasil possui grande potencial para ser um dos países com alta geração de energia solar e provar que a energia solar fotovoltaica pode ser uma forma de economizar, a FEICON BATIMAT apresentou a Ilha de Eficiência Energética, promovida pelo Siamfesp em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR). A Ilha foi um espaço para discussão e consulta sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos, e sua intenção era mostrar e tirar dúvidas sobre a tecnologia capaz de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores que conseguem transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica por meio do chamado “efeito fotovoltaico”. A ABSOLAR, ao lado de nove empresas – EBES, Wec², Yellow, Solar Energy, CPFL Energia, Enova Solar, Canadian Solar, Fronius e Globo Brasil –, participou do evento mostrando as novidades sobre energia solar fotovoltaica aplicada às edificações.

Ilha de Sustentabilidade da Água

Como a crise hídrica ainda é um assunto bastante discutido, nada mais providencial do que levar o tema para uma feira voltada para a construção civil. O Siamfesp, pelo segundo ano consecutivo, apresentou a Ilha de Sustentabilidade da Água, mostrando  dezenas de produtos com a finalidade de economizar água. Várias marcas como Deca, Censi, Lorenzetti, Poly, Padova apresentaram seus lançamentos e novidades que farão diferença nas empresas e residências. Chuveiros, torneiras, temporizadores, banheiras foram algumas soluções que puderam ser vistas no evento.

Ilha do Conhecimento

Promovendo reciclagem dos profissionais dos diversos segmentos da construção civil e debates técnicos com seus expositores e parceiros de forma rápida e dinâmica, a FEICON BATIMAT apresentou a Ilha do Conhecimento, realizado pelo segundo ano consecutivo. Pelo espaço passaram profissionais interessados nos assuntos mais atuais da construção civil e também em conhecer novos produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas de mercado. As palestras eram focadas em cinco assuntos principais: Normas de Desempenho; Sustentabilidade: Água; Sistemas Construtivos/Produtividade; Sustentabilidade: Energia; e Resíduos em Obras/Reciclagem.

Casa Cerâmica

Este ano, a Casa Cerâmica teve uma grande novidade: foi construída seguindo o modelo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que apresenta novas opções construtivas e tecnológicas, visando a sustentabilidade e acessibilidade nas propostas urbanísticas e arquitetônicas, além de ser economicamente mais viável. A residência foi toda construída em blocos cerâmicos, prevendo ampla e geral acessibilidade. Seu projeto possui um pé direito mais alto e ventilação cruzada, o que permite melhor conforto térmico. Na parte externa há muro de divisa entre os lotes para maior segurança e privacidade dos moradores. Outra vantagem é que a casa é feita de forma rápida: as paredes podem ser construídas em até 20 horas. Com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água, energia elétrica e materiais menos impactantes. Um item importante é o aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de minimizar impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de consumo de energia elétrica.

ConstruBR

O ConstruBR, promovido pelo Sinduscon-SP, evento dedicado à inteligência, tecnologia e gestão para o desenvolvimento de negócios da construção foi realizado pela primeira vez paralelo à FEICON BATIMAT. Seu objetivo era identificar as principais necessidades do setor com foco no crescimento de mercado e promover discussões para a elaboração de novas diretrizes que possam superar os desafios impostos pelo cenário econômico atual. O tema central do evento foi Produtividade e Competitividade na Indústria da Construção e vários subtemas foram debatidos, como Gestão; Habitação; Inovação; Construção Sustentável; Industrialização da Construção; Transparência e Anticorrupção, entre outros.

 

1º Encontro Internacional do Varejo de Material de Construção

Uma promoção da Anamaco, o 1º Encontro Internacional foi uma oportunidade única de trocar experiências e conhecer de perto as estratégias, práticas, inovações e tendências do mercado de material de construção com grandes representantes do varejo mundial de material de construção. O evento contou com representantes de empresas e instituições renomadas e bem-sucedidas do cenário internacional, para apresentações especiais e exclusivas.

Mais informações: www.feicon.com.br

Um Comentário

  1. ALMEIDA 17 de outubro de 2017 at 7:07 - Reply

    http://www.americanvidros.com.br
    box para banheiro
    box de banheiro
    box de inox com roldanas aparentes

Publique seu comentário

Posts Relacionados