Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Feira RWM Brasil 2014 reunirá mais de 80 empresas e especialistas na gestão de resíduos sólidos

setembro 4, 2014 1 Comentário »
Feira RWM Brasil 2014 reunirá mais de 80 empresas  e especialistas na gestão de resíduos sólidos

Além do Reino Unido, Suíça e Áustria, estarão presentes empresas da Alemanha, França, Espanha, Itália,
Canadá, Estados Unidos e outros países.

A destinação correta dos resíduos sólidos tem impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos, no conjunto de soluções que visam proteger o meio ambiente e na economia baseada no modelo sustentável. Há décadas, diversos países, sobretudo europeus e asiáticos, têm aplicado na prática as políticas de resíduos sólidos, com excelentes resultados. Algumas dessas soluções estarão na RWM
Brasil 2014, quando serão apresentados projetos, tecnologias e equipamentos inovadores. O evento será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 9 e 10 de setembro.

“Um estudo internacional, apresentado no ano passado, apontou que o mercado mundial de resíduos sólidos deve atingir mais US$ 30 bilhões até o final deste ano e que boa parte das iniciativas envolvem as tecnologias de waste-to-energy, que é a geração de energia limpa a partir de resíduos sólidos”, destaca Jesus Gomes, diretor da RWM Brasil 2014. “Este é um mercado em crescimento em todo mundo e também no Brasil, ainda mais agora que entrou em vigor o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. É importante que gestores públicos e empresários do setor conheçam equipamentos, tecnologias e soluções utilizados em diversos países”, diz o diretor do evento.

Exemplos mundiais não faltam. A Suíça, por exemplo, vem realizando excelentes parcerias público privadas no setor e atua fortemente na conscientização para a minimização de resíduos. Mais de 50% dos resíduos urbanos são reciclados e, dos 3,6 milhões de toneladas incineradas por ano, uma grande parte do ferro e cerca de 70% de metais não ferrosos são recuperados. “A Suíça é um dos países líderes em equipamentos para incineração, com avançados sistemas de controle de poluição do ar, que cumprem tanto as sua diretivas como as estabelecidas pela União Europeia”, comenta Jesus Gomes.

A Áustria é outro exemplo e que serve de modelo para as exigências brasileiras, sobretudo no que diz respeito à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. Sempre que necessário, e pelo menos a cada seis anos, o país realiza novas avaliações de seu Programa Prevenção de Resíduos. “Em Viena há forte
conscientização ambiental para crianças e adultos e a cidade trabalha com diversas formas de utilização de resíduos, como a geração de energia”, explica o diretor da RWM Brasil 2014.

Há décadas, os países constituintes do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), por uma questão territorial, a falta de espaço para despejo do resíduo sólido obrigou a criação de políticas de tratamento e gestão do lixo produzido, bem como investimento em educação.

Ao todo, mais de 80 empresas do Brasil e do exterior estarão na RWM Brasil 2014, realizado no país pela i2i Events Group, empresa que também promove há mais de 45 anos, evento similar na Inglaterra. Além do Reino Unido, Suíça e Áustria, estarão presentes empresas da Alemanha, França, Espanha, Itália,
Canadá, Estados Unidos e outros países.

Empresas Expositoras
Entre os destaques, serão apresentados projetos com a tecnologia Waste to Energy, para a geração de energia limpa a partir de resíduos sólidos. O processo de geração de energia se dá a partir da incineração (combustão) de resíduos, transformados em eletricidade ou em outros combustíveis, como metano, metanol, etanol ou sintéticos.

Entre equipamentos e máquinas, estarão em exposição novidades como os separadores de plástico pela cor, que transformam garrafas pet em flocos; uma lixeira inteligente que separa gás, lixo e chorume; máquinas para a coleta de lixo, transporte e varrição mecanizada; contentores subterrâneos inteligentes, que minimizam a movimentação pelas ruas; separadores ópticos de alta velocidade; trituradores de grande capacidade para a construção civil, entre outras.

A RWM Brasil 2014 conta com o apoio do Governo Federal, através do  Ministério do Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo, da ISWA  (Associação Internacional de Resíduos Sólidos) e da IPLA – Parceria Internacional para expansão dos serviços de gestão de resíduos sólidos junto a
autoridades locais, um programa mantido pela ONU/UNCRD.

SERVIÇO:
RWM Brasil 2014
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo
Data: 09 (Terça-feira) e 10 (Quarta-feira) de setembro/2014
Horários: Das 10 h às 20 horas
Site Oficial: www.rwmbrasil.com.br
Entrada gratuita

Um Comentário

  1. MIGUEL A.T. DE LIMA 6 de setembro de 2014 at 20:21 - Reply

    Penso que este simpósio de apresentação de tecnologias e discussão das ações de destino dos resíduos sólidos é necessário e urgente para o bem do meio ambiente e da melhora da qualidade de vida de toda sociedade mundial.

Publique seu comentário

Posts Relacionados