Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Foz Iguaçu dá início ao Vidraço no Estado do Paraná

Abril 30, 2012 2 Comentários »

No próximo dia 23, a Praça do Mitre, em Foz do Iguaçu, será palco do 1º Vidraço no Estado do Paraná.

Uma iniciativa do Programa Desperdício Zero, o Vidraço será promovido em todo o Estado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o apoio da ABIVIDRO – associação que reúne as indústrias automáticas de vidro do país, para ensinar a correta destinação de embalagens e garrafas de vidro.

No dia do lançamento, 23, será montado um circuito na praça, onde a população terá a oportunidade de conhecer todo o processo do vidro, desde a sua produção à reciclagem. Monitores especializados em engenharia ambiental acompanharão os participantes durante todo o circuito. Este evento acontecerá das 8h30 às 16h30 e é aberto a toda a população.

Estima-se que, a cada mês, sejam geradas em Foz do Iguaçu cerca de 150 toneladas de vidro. Em todo o Estado, o volume chega a 5 mil toneladas.

“Foz do Iguaçu será o ponto de partida do programa Vidraço, que nos próximos meses será levado a Londrina e Curitiba e depois as demais regiões do Estado”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Em Foz, o trabalho será realizado em parceria com a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) do município.

O consultor de reciclagem da Abividro, Stefan Jacques David, destacou que não existe projeto semelhante em nenhum Estado brasileiro. “Nenhum governo se dispôs a fazer o que o Paraná está fazendo. É uma iniciativa notável, pois mostra que a junção de forças do Estado e iniciativa privada pode solucionar grandes problemas”, comentou.

Uma das metas do programa Desperdício Zero é evitar que resíduos que podem e devem ser reaproveitados sejam encaminhados aos aterros sanitários. “Estamos fazendo a logística reversa. Vamos aos aterros e identificamos quais resíduos estão chegando em grande quantidade. Aí então procuramos seus geradores (fabricantes, distribuidores e revendedores) e os convocamos a dar a destinação adequada, ambientalmente correta, que é a reciclagem ou a reutilização, quando possível”, explicou.

Desta forma, é possível preservar o meio ambiente de três formas: impedindo que estes resíduos sejam lançados irregularmente no meio ambiente; diminuindo o volume de lixo encaminhado aos aterros e aumentando a vida útil destes depósitos, além de estimular o reaproveitamento dos recursos naturais, diminuindo a degradação ambiental.

De acordo com dados da Abividro, 72% do vidro é feito de areia. Quando são utilizados cacos em sua confecção, o índice cai pela metade – apenas 36%. “Isso significa que  reduziremos e até deixaremos de extrair areia, que é um recurso natural não renovável, e preservando cada vez mais o meio ambiente”, acrescentou Rasca.

FOZ DO  IGUAÇU
Em Foz do Iguaçu, a Abividro será responsável pelo transporte das embalagens recolhidas pela Ambiental Vitare/Mercofrig (empresa licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná para realizar o recolhimento de óleo de cozinha no município) nos estabelecimentos filiados ao Sindihotéis.

“A Ambiental Vitare/Mercofrig irá coletar as embalagens em cada estabelecimento. Caberá a eles apenas separar as embalagens e acondicioná-las em sacos de ráfia, sem custo algum para o estabelecimento”, explicou o coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas.

O vice-presidente do Sindihotéis, Camilo Rorato, vê com bons olhos a iniciativa do governo do Estado. “Nosso foco é o turismo ambiental, portanto, temos obrigação de preservar a natureza. Assim, quanto mais ambientalmente corretos formos, melhor para a cidade. Afinal, a paisagem que estamos preservando é o produto que vendemos”, resumiu Camilo. Ele ainda acrescentou que parcerias como esta são fundamentais para o desenvolvimento do turismo no município e que todos os filiados ao Sindicato têm dado reposta positiva à convocação da Secretaria.

CONCURSO INFANTIL
Na ocasião do lançamento do Vidraço, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançarão um concurso público infantil direcionado para alunos das escolas públicas de Foz do Iguaçu.

Voltado à faixa etária de 6 a 11 anos, o concurso terá como tema “Embalagem de vidro amiga do homem e da Natureza”.

Sob orientação dos professores, que receberão um kit da ABIVIDRO, os alunos deverão desenvolver um desenho abordando o tema apresentado. Os desenhos serão entregues ao Instituto Ambiental de Foz IAP até 17 de setembro e a premiação será no dia 21 de setembro, às 14 horas, na sede do instituto.

Os três melhores desenhos serão avaliados pelo IAP, SEMA e ABIVIDRO. Cada um dos premiados ganhará uma bicicleta e as professoras receberão um kit Santa Marina.

Mais informações sobre o Vidraço podem ser obtidas pelo telefone: (45) 3025-5779, com Mafra.
Informações sobre reciclagem de vidro podem ser obtidas na ABIVIDRO, pelo telefone: 11. 3255 3033 ou no site www.abividro.org.br .

SEMA. http://www.pr.gov.br/meioambiente/sema/

Informações à imprensa na Profession Comunicações
Fone: 11. 3816 3769 / Fax: 3032 3212
profession@profession.com.br/www.profession.com.br

2 Comments

  1. joao II 1 de Fevereiro de 2013 at 18:49 - Reply

    ola, sou joao de foz do iguaçu, queria saber como fazer com as garrafas de vidros que agente encontra no quintal, como por ex pequenas garrafas de cerveja e outras, fico grato. Abços…..

    • Reciclagem Abividro 19 de novembro de 2013 at 12:42 - Reply

      Olá João,

      O ideal é encaminhar este material para a reciclagem. Se houver coleta seletiva no seu bairro, coloque as garrafas de vidro juntamente com os outros materiais recicláveis; assim, suas garrafas de vidro terão uma destinação correta.

      Atenciosamente
      Equipe Abividro

Publique seu comentário

Posts Relacionados