Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Futuro das construções sustentáveis no Brasil será discutido em SP

agosto 4, 2014 1 Comentário »
Futuro das construções sustentáveis no Brasil será discutido em SP

5ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – reunirá empresas e principais nomes desse segmento para debater os avanços das construções verdes no Brasil e no mundo

Em tempos de debates relacionados ao meio ambiente, o Brasil segue a tendência mundial de desenvolvimento tecnológico em busca de produtos que tenham foco em construções sustentáveis, com melhor custo-benefício e eficiência térmica/energética.

De acordo com o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), o país ocupa atualmente a quarta posição no ranking mundial de edificações registradas na certificação LEED, presente em 143 países, atrás de Estados Unidos, China e Emirados Árabes, com perspectivas de, no curto prazo, melhorar ainda mais a sua posição.

Com este cenário ao fundo, será realizada a 5ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – o evento da construção sustentável da América Latina, entre os dias 5 e 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP.

Esta edição reunirá empresas e importantes nomes da indústria da construção civil sustentável, além de promover a capacitação profissional por meio de cursos e sessões educacionais com vistas ao desenvolvimento econômico deste setor. Em paralelo ao evento, será realizado o Congresso Mundial do World Green Building Council, que reunirá os principais líderes globais que atuam diretamente nas questões ligadas às construções sustentáveis.

Com base no balanço recente divulgado pelo GBC Brasil – organização que concede a certificação LEED no país – até o terceiro trimestre de 2014, o Brasil contabiliza 873 edificações registradas. Desse total, 158 já receberam a certificação. O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, com o propósito de incentivar a transformação da indústria da construção desde as fases de projetos, a obra em si e a operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade.

Para que um imóvel garanta a certificação é necessário cumprir pré-requisitos e sugestões de práticas de green building, que são creditados ao projeto quando conseguem atingir as recomendações estabelecidas. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos na avaliação, podendo variar de 40 pontos (nível certificado) a 110 pontos, (nível platina). “Para ter-se uma ideia, a soma de toda a área já registrada no Brasil representa 34 milhões de m² construídos”, ressalta Felipe Faria, diretor geral do Green Building Council Brasil.

No restante do mundo, dos 59.212 edifícios registrados até agora, 21.500 já receberam certificação. Os números representam cerca de 10,2 bilhões de metros quadrados construídos, que podem gerar, dependendo das características do projeto, uma redução no consumo de 40% de água e 30% de energia elétrica. Deste total de pedidos de certificação, cerca de 40% dos projetos estão fora dos Estados Unidos e concentram-se, sobretudo, em países como China, Emirados Árabes, Brasil, Canadá, Índia, México, Alemanha, Turquia e Chile.

De acordo com estudo feito pela consultoria Ernest Young, em parceria com o GBC Brasil e divulgado em 2013, a participação das construções verdes no PIB da construção no Brasil chegou aos 10% e deve crescer. “Com o aumento gradativo nos pedidos de certificação que o país apresenta ano a ano, a tendência é que num futuro breve possamos equiparar-nos aos líderes desse segmento em termos de participação. Só em 2013, o GBC Brasil quantificou dois novos registros a cada três dias úteis no ano, sendo quatro certificações por mês”, afirma Faria.

O evento

De olho no desenvolvimento do mercado das construções sustentáveis, a 5ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – tem a expectativa de reunir cerca de 10.000 visitantes, 1.600 congressistas e 120 empresas expositoras – nacionais e internacionais – distribuídas em um espaço de mais de 8 mil metros quadrados.

A 5ª Greenbuilding Brasil receberá em seus três dias de realização um público qualificado, composto por tomadores de decisão da indústria da construção sustentável, diretores de empresas, arquitetos, construtoras e contratantes, engenheiros, prestadores de serviço, líderes de Green Building, entidades governamentais, arquitetos, instituições financeiras, associações e instituições das áreas socioambientais, desenvolvimento sustentável, habitação, planejamento urbano, energia, água, entre outros.

“A Greenbuilding Brasil consolida-se a cada ano como referência neste segmento, com conteúdo técnico qualificado e soluções que contribuem fortemente para o desenvolvimento das construções sustentáveis no Brasil e na América Latina”, afirma Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora do evento.

Entre as empresa confirmadas para esta edição estão a Armacell, Axion, Bayer, Bosch, Bragenix, Chevrolet, Citibank, Carrier, Conforlab, CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), Cushman & Wakefield, Daikin, Deca, Docol, Ecoquest, Envec, Fademac, LCP Construções, Libercon, Lutron, Midea, Novelis do Brasil, Otis, Remaster, Robert, Solutia, Tarket, Trane, entre outras empresas e entidades do setor.

O programa de conferências desta edição contará com a presença do presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, que falará aos presentes sobre as projeções para o futuro do desenvolvimento social, político e econômico voltados às construções sustentáveis. Também serão discutidos temas importantes como o gerenciamento de sustentabilidade em edifícios históricos; Códigos, normas e selos verdes para edifícios sustentáveis; A gestão do uso da água como ferramenta para redução da pegada hídrica; Edificações sustentáveis e sua operação, manutenção e M&V; entre outros.

Confira a programação completa do programa de conferências, aqui.

De acordo com Felipe Faria, “a realização de cursos, palestras e conferências focados no aperfeiçoamento e assimilação de conceitos é fundamental para disseminar cada vez mais este mercado, certo que um dos principais atributos do movimento de green building vem sendo a elevação do padrão técnico do mercado, ao ponto que a capacitação neste sentido oferece muitas oportunidades profissionais”, ressalta.

Patrocinadores e apoiadores

A edição deste ano conta com o patrocínio de importantes empresas, tais como a Bayer, Chevrolet, Citibank, CTE, Cushman & Wakefield, Daikin, Deca, Docol, Libercon, Midea Carrier, Otis, Robert Bosch, Tarkett, Trane além de apoios de importantes instituições, como a Abividro, Abrava, AHRI, AsBea, Associação Grama Legal, CAU/SP, CEBDS, ICLEI, Instituto Ideal, Instituto ETHOS e Secovi.

Serviço
5ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo
Data: 5 a 7 de agosto de 2014
Horário de exposição: 10h – 20h
Horário do congresso: 9h – 19h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo

O credenciamento online é gratuito. No local, o credenciamento será R$ 50,00. Faça aqui o seu.
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br

Um Comentário

  1. Ana 29 de novembro de 2014 at 22:51 - Reply

    Oi pessoal, vou deixar o contato de uma vidraçaria em Brasília que fabrica lindos espelhos decorativos, o site deles é: http://www.vidrosedecoracoes.com.br/ tem papel de parede, painel fotográfico, box para banheiro Elegance, muita coisa diferente vocês vão adorar!

Publique seu comentário

Posts Relacionados