Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Grupo Saint Gobain inaugura Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil

Abril 19, 2016 Deixe seu comentário »
Grupo Saint Gobain inaugura Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil

A instalação da sua primeira unidade transversal de P&D do Hemisfério Sul recebe investimento de R$ 55 milhões

A Saint-Gobain, líder mundial no mercado do habitat sustentável, inaugura hoje o seu Centro transversal de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil, o primeiro no Hemisfério Sul. Com investimento de R$ 55 milhões, a unidade, localizada na cidade de Capivari (SP), tem como foco acelerar a inovação de seus negócios no Brasil e na América Latina, principalmente, com materiais de construção de alta performance e aplicações industriais adaptados às especificidades e necessidades dos mercados locais.

As pesquisas abrangem o desenvolvimento e o codesenvolvimento dessas soluções, além do aperfeiçoamento das linhas de produtos existentes. Elas serão realizadas em colaboração com todas as atividades do Grupo na América do Sul e com outros polos científicos da companhia no mundo.

No evento de inauguração, estiveram presentes o presidente e CEO mundial do Grupo Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar, que veio ao Brasil especialmente para a ocasião; o presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile, Thierry Fournier; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Paul Houang; secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; prefeito de Capivari, Rodrigo Proença; Consul Geral da França em São Paulo, Damien Loras; presidente da Câmara Municipal de Capivari, Júnior Pazianotto; deputado estadual por São Paulo, Itamar Borges; vice-prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini; subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo, Roberto Sekiya; além de representantes de instituições, meio acadêmico e científico, clientes, parceiros e funcionários.

“Este investimento é mais um passo da nossa estratégia de crescimento na região. Ele demostra o comprometimento do Grupo com o mercado brasileiro para oferecer produtos de alta performance à indústria e as melhores soluções de construção para todos os tipos de edifícios, inovando permanentemente, a fim de que sejam confortáveis, econômicas e sustentáveis”, declara Pierre-André de Chalendar.

Segundo Thierry Fournier, a nova unidade, com localização estratégica no estado de São Paulo, estimulará a inovação aberta e o codesenvolvimento de novas tecnologias com clientes, start-ups e universidades, aumentando a rapidez na entrega dessas soluções ao mercado. “O Centro foi concebido para ser um espaço de interações contínuas com os nossos clientes e parceiros. A colaboração será reforçada ainda mais com o espaço sensorial, que será criado em breve no local, onde os profissionais da construção civil poderão experimentar as sensações dos produtos Saint-Gobain em termos de conforto acústico, térmico, visual e qualidade do ar interior”, afirma o executivo.

O centro inicia suas atividades com 15 profissionais que trabalham em dois grandes grupos de pesquisa. O primeiro é focado em Ciência dos Materiais, com um laboratório analítico capaz de identificar a composição química do material, sua estrutura, propriedades físicas etc. Já o segundo tem como objetivo a Física das Edificações, com a proposta de sistemas construtivos que contemplam estudos em eficiência energética, impacto ambiental e conforto dos usuários, e que integram aspectos específicos como disponibilidade de matérias-primas, especificidades dos aplicadores e instaladores, atendimento a normas técnicas e necessidades dos consumidores e do mercado. No laboratório de sistemas construtivos, serão efetuados testes de comportamento ao choque térmico, determinação de resistência mecânica e a fogo, ou impermeabilidade, atendendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Paul Houang comenta que “a Saint-Gobain está ajudando a criar no Brasil essa competência em Física das Edificações para responder às necessidades do mercado. Essa disciplina conta com poucos especialistas no mundo e os nossos pesquisadores e técnicos têm a oportunidade de receber informações e trocar experiências com as unidades de P&D internacionais da companhia, que já estudam o tema há mais tempo, acelerando a formação dessas competências”.

Esse centro transversal de P&D é o oitavo do Grupo no mundo e conta com os mais modernos equipamentos analíticos, raramente disponíveis em organizações privadas brasileiras. Sua infraestrutura ocupa uma área construída de 3 mil m², localizada em um terreno de 40 mil m². Devido ao seu projeto modular, ela pode ser expandida futuramente. O projeto arquitetônico e as instalações seguem os padrões mundiais de sustentabilidade e conforto da Saint-Gobain: CARE:4® e Multi-Conforto. Ele é o primeiro edifício da companhia no Brasil preparado para receber a certificação LEED. Esses três padrões são obtidos em razão do seu baixo consumo energético, seu conforto térmico e acústico, e sua luminosidade ideal, além do seu sistema de reutilização de água e gestão eficiente do canteiro de obras. Para atingir essas performances, foram utilizados vários produtos das empresas do Grupo, no isolamento de paredes, tetos, pisos, além de vidro de alta performance. Destacam-se, em particular, as duas fachadas, que são equipadas com o vidro eletrocrômico da SageGlass®, cuja transparência pode ser alterada por meio de um comando eletrônico.

Os outros sete centros transversais de P&D da Saint-Gobain estão localizados na França, Alemanha, Estados Unidos, China e Índia. O Grupo possui ainda uma centena de unidades de pesquisa e desenvolvimento de produtos no mundo, dedicadas a negócios específicos. No Brasil, já existem diversos centros científicos ligados às suas atividades, como Weber, Isover, Brasilit e Saint-Gobain Abrasivos. Com a instalação do novo centro, a ideia é unir e complementar os trabalhos individualizados, sobretudo no que se refere às propostas de sistemas construtivos que agregam a utilização de produtos de diversas marcas da empresa.

Publique seu comentário

Posts Relacionados