Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Histórico vitral do CCBB será reinstalado

julho 22, 2014 Deixe seu comentário »
Histórico vitral do CCBB será reinstalado

Será reinstalado nesta quarta-feira, 23, o famoso vitral que enfeita o vão dos andares do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

A peça, que mede aproximadamente 10 x 7,5 m, passou por um meticuloso restauro e foi desenvolvida pela Casa Conrado para a inauguração da primeira agência do Banco do Brasil, em 1927, e foi originalmente instalado no 1º andar.

A partir de 1999, após reforma para abrigar o CCBB, o vitral foi deslocado para o 3º andar, permitindo ao público uma visão geral do prédio e de seus detalhes.

O octogenário vitral nunca tinha deixado de iluminar o átrio central do prédio, quando foi removido para um trabalho minucioso de restauro capitaneado pelo Atelier Artístico Sarasá.

CCBB

O edifício que hoje abriga o Centro Cultural Banco do Brasil está localizado na Rua Álvares Penteado, esquina com a Rua Quitanda. O local foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil e em 1927, após reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.

Considerado um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século, o prédio de 4.183 m² passou a ser sede do CCBB em 2001 e hoje é o terceiro museu/centro cultural mais visitado do país e o 65º do mundo, segundo ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013)

Fonte: Estadão/ CCBB

Publique seu comentário

Posts Relacionados