Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Índia terá primeira usina solar flutuante do mundo

julho 7, 2014 Deixe seu comentário »
Índia terá primeira usina solar flutuante do mundo

A Índia pretende inaugurar no mês de outubro deste ano a primeira usina solar flutuante do mundo. A estrutura está sendo construída no estado de Kerala e deve produzir cerca de 50 megawatts de energia limpa.

O sistema conta com painéis fotovoltaicos instalados em plataformas flutuantes ancoradas em lagos. As usinas flutuantes utilizam área até 20% menor que os modelos tradicionais, construídos na terra.

Para Gon Choudury, presidente da Universidade das Energias Renováveis, responsável pela tecnologia desenvolvida, as usinas na terra tendem a perder rendimento quando o chão se aquece demais, já na água esse fato não ocorre.

Segundo o The Economic Times, desde que o governo indiano anunciou o desejo de expandir a produção de energia solar, os terrenos favoráveis às construções chegaram a aumentar 30%, o que favorece o aproveitamento dos lagos.

Choudury garante que os mananciais não serão prejudicados pela estrutura. “A ecologia do corpo d’água não deve ser afetada. Além disso, a usina deve reduzir a evaporação, ajudando a preservar os níveis de água durante o verão extremo”, esclareceu.

Fonte: Redação CicloVivo

Publique seu comentário

Posts Relacionados