Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Índice de reciclagem de vidro ultrapassa 70% na União Europeia

Abril 16, 2014 2 Comentários »
Índice de reciclagem de vidro ultrapassa 70% na União Europeia

Números mais recentes da indústria da União Europeia mostram que os índices médios de reciclagem de vidro já ultrapassam atualmente 70%.

Em 2012, mais de 25 bilhões de garrafas e frascos foram coletados em toda a União Europeia para reciclagem. A economia feita em recursos brutos poderia construir duas pirâmides egípcias.

O consumo de produtos em vidro e o processo de reciclagem cresce a cada ano nos países inclusos neste bloco. Desde 1990, as taxas de reciclagem de vidro aumentaram em 131%.

Cerca de 189 milhões de toneladas de matérias-primas foram protegidas e 138 milhões de toneladas de resíduos não foram para aterros graças à reciclagem. Como resultado, há uma grande redução no impacto ambiental, com menor uso de matérias-primas, CO2 e  energia.

“A reciclagem faz todo sentido para nós. Há 40 anos já colocávamos em prática esquemas de coleta de vidro, alertando as pessoas a tratar garrafas e frascos de vidro como um recurso precioso para a nossa indústria”, disse Stefan Jaenecke, presidente da FEVE (The European Container Glass Federation)

Para Filip Kaczmarek, membro do Parlamento Europeu, a reciclagem precisa de uma legislação que reconheça e incentive esse tipo atividade. “Como formuladores de políticas precisamos preservar e apoiar tais modelos de negócios que aumentam o crescimento econômico, produzem bens de alto valor agregado e geram valor a partir das sobras, enquanto reduzem seu impacto ambiental” .

Fonte: FEVE (The European Container Glass Federation)

2 Comments

Publique seu comentário

Posts Relacionados