Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Industrialização & Gestão da Produtividade na Construção

agosto 22, 2016 Deixe seu comentário »
Industrialização & Gestão da Produtividade na Construção

of3-cte enredesA 3ª Oficina do ano promovida pelo CTE/EnRedes – Industrialização & Gestão da Produtividade na Construção – acontecerá no dia 15/09/16 em São Paulo e a Abividro é apoiadora do evento.

Um dos grandes desafios do setor da construção nos últimos anos tem sido o do aumento da produtividade, independente dos cenários de abundância ou de retração que o mercado tem experimentado. Produzir mais e melhor, reduzindo custos e mantendo margens saudáveis de rentabilidade, tornou-se, inclusive, uma questão de sobrevivência das empresas.

O aumento da produtividade, no entanto, não passa apenas por mecanismos de controle de custos, e sim por uma série de ações necessárias em várias áreas e em todo ciclo de produção e vida do empreendimento (desde o planejamento, desenvolvimento de projetos, gestão de processos, racionalização da produção, eficiência de métodos construtivos, capacitação de mão de obra, etc.). Ou seja, nos caminhos para alcançar a produtividade passam por uma nova percepção empresarial e de gestão, em que se promova tanto o desenvolvimento de novos mecanismos de produção como de indicadores eficazes na construção.

Não é novidade também que a industrialização é uma das alavancas para esse aumento da produtividade da construção. Se corretamente implementada, pode trazer ganhos significativos, seja na redução de custos e de prazos de execução, na qualidade dos produtos, ou mesmo no aprimoramento da mão de obra. Temos disponíveis hoje diversos sistemas construtivos industrializados que já estão praticamente consolidados (préfabricados, paredes de concreto, estruturas de aço e painéis) ou tecnologias inovadoras, mas que precisam ser alinhadas com estratégias de engenharia e gestão que efetivamente agregam valor ao projeto, execução e também à futura operação otimizada.

Esta oficina irá trazer discussões sobre conceitos, práticas e soluções que estão sendo adotados em vários projetos e tipologias para o aumento da produtividade e elevação da industrialização da construção.

Serviço:
Quando: 15/09/15 (quinta-feira), das 8h às 16h
Local: Milenium Centro de Convenções – Endereço: Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Para quem: Investidores, órgãos públicos, diretores e gestores de incorporadoras, construtoras, projetistas, fornecedores de materiais, equipamentos e serviços, consultorias, gerenciadoras, imobiliárias, professores e pesquisadores.
Coordenação Técnica: Eng. Roberto de Souza – Mestre e Doutor em Engenharia pela EPUSP, Presidente do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações
Realização: EnRedes / CTE – Centro de Tecnologia de Edificações
Informações: www.eventoscte.com.br / eventos@cte.com.br / (11) 2614-7327
Inscrições: www.eventoscte.com.br/inscricao

 

Programação:
8h Credenciamento | Good Morning Coffee

8h40 Abertura – Roberto de Souza (Presidente do CTE)

PAINEL I – CONCEITUAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE 9h15 Conceito de Gestão de Produtividade Otto Nogami (Professor do INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa)

9h45 Produtividade no setor da construção Ubiraci Espinelli Lemes de Souza (Diretor da Produtime e Professor da EPUSP)

10h15 Debates – Moderador: Jorge Batlouni Neto (CEO da Tecnum)

10h45 Coffee Break

PAINEL II – PRÁTICAS DE GESTÃO DA PRODUTIVIDADE 11h15 Industrialização e produtividade na MRV Flávio Vidal Cambraia (Gestor Executivo na MRV Engenharia)

11h45 A prática da ferramenta de Lean Construction em empresa incorporadora e construtora Marcos de Vasconcelos Novaes (Presidente da Novaes Engenharia)

12h15 Debates – Moderador: Giancarlo De Filippi (Diretor da Unidade de Gerenciamento de Projetos & Obras do CTE)

12h45 Business Lunch

PAINEL III – SISTEMAS CONSTRUTIVOS INDUSTRIALIZADOS E SEUS IMPACTOS NA PRODUTIVIDADE

14h00 Case 1 – Sistemas construtivos em pré-fabricado de concreto Carlos Alberto Gennari (Sócio e Diretor de Operações da Leonardi Construção)

14h20 Case 2 – Sistemas construtivos em paredes de concreto moldadas in loco Ary Fonseca Jr. (Diretor da Signo Engenharia) 14h40 Case 3 – Sistemas construtivos em paredes de concreto moldadas in loco Ary Fonseca Jr. (Diretor da Signo Engenharia)

15h00 Case 4 – Sistemas construtivos em estrutura metálica Ronaldo Martineli (Diretor em Soluções de Engenharia da Medabil)

15h20 Debates – Moderador: Luiz Henrique Ceotto (Diretor da Tishman Speyer do Brasil)

16h00 Encerramento

of3-mail

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: TULA MELO
tulamelo@nomedarosa.com.br / (11) 99909-9650 / (11) 3817-5000
* Profissionais da imprensa que queiram participar do evento deverão requisitar sua
inscrição e credencial diretamente com a assessoria de imprensa até 07/09/2016.

 

Publique seu comentário

Posts Relacionados