Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

“Minha Cidade é 100%” chega a 18 municípios do Paraná

Abril 30, 2012 Deixe seu comentário »

Em 2006, a ABIVIDRO, associação que reúne fabricantes automatizados de vidro, intensifica seu projeto de incentivo à reciclagem do vidro no Paraná. Entre dias 9 e 22 de janeiro, dezoito municípios do estado receberão a visita de técnicos da instituição.

Na ocasião, o Consultor de Reciclagem da Abividro Alan Costa analisará os projetos de reciclagem já existentes nas cidades visitadas e estudará os melhores sistemas a serem implantados em cada região, de acordo com as necessidades e características de cada uma delas.

 

Serão visitadas as cidades: Apucarana, Arapondas, Colorado, Barbosa Ferraz, Cambe, Campo Mourão, Carlópolis, Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Guairá, Guaraniaçu, Londrina, Maringá, Paraíso do Norte, Sertanópolis, Terra Roxa e Toledo.

PROJETO VISA ENVOLVER MUNICÍPIOS DE VÁRIOS ESTADOS
NA RECICLAGEM DO VIDRO

“Minha Cidade é 100%” tem como objetivo incentivar prefeitos de municípios brasileiros a implantar mecanismos de coleta seletiva de vidro em suas cidades. Utilizando a mensagem “Deixe marcada a sua gestão na cidade”, eles contribuirão para a diminuição do impacto ambiental deste material e, principalmente, para a geração de postos de trabalho e renda.

 

A intenção do projeto é fazer com que o vidro pós-consumo retorne à indústria, completando um ciclo infinito de reutilização. Além disso, o objetivo é tornar a reciclagem um empreendimento que possibilite ganhos ambientais, econômicos e tecnológicos para a indústria vidreira e para a população da região.

 

As parcerias podem ser implantadas através de Pontos de Entrega Voluntária – PEVs, com instalações de coletores em espaços cedidos em escolas, supermercados, postos de gasolina, ou outros espaços. Outra forma de parceria é através de acordos com cooperativas de catadores ou empresários, responsáveis pela coleta, triagem e venda das embalagens de vidro descartáveis para a indústria vidreira.

Aqueles que demonstrarem interesse serão visitados por membros da equipe da ABIVIDRO e de suas associadas, que darão suporte à implantação de programas de reciclagem. Serão repassadas instruções sobre como mobilizar a comunidade, escolas, cooperativas, bares, restaurantes e hotéis, através da distribuição de folhetos e treinamento específicos para cada canal.

 

Profissionais capacitados darão suporte técnico no desenvolvimento de um projeto personalizado com base nas necessidades e características de cada município. Serão criados ou aproveitados sistemas de coleta seletiva já existentes nas cidades em questão.

Segundo Lucien Belmonte, superintendente da ABIVIDRO, o projeto traz benefícios de várias naturezas. A coleta seletiva pode ser fonte de renda para famílias carentes, que se organizam em cooperativas para fazer a coleta e o beneficiamento do vidro. O município é beneficiado na medida em que a destinação de lixo para reciclagem diminui o custo da coleta e gera economia ao aumentar a vida útil dos aterros sanitários. Além disso, cria a conscientização da preservação ambiental na população.

 

“Minha Cidade é 100%” é a continuidade do projeto “Reciclando Vidro em meu Município”, iniciado em 2002 e que contou com a adesão de 80 cidades.

Mais informações sobro o projeto no site www.abividro.org.br

Informações à imprensa na Profession Comunicações

Fone: 11. 3816 3769 / Fax: 3032 3212
www.profession.com.br / profession@profession.com.br

Publique seu comentário

Posts Relacionados