Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

O aniversário de um ícone: o copo americano

novembro 22, 2017 1 Comentário »
O aniversário de um ícone: o copo americano

Conheça a história e dez curiosidades sobre o produto que completa 70 anos de idade nesta sexta, 20

Hoje, dia 20 de outubro, um clássico nacional está fazendo 70 anos de idade. Em 1947, a Nadir Figueiredo, tradicional fabricante de utensílios de vidro da capital, criou um copo que viria a se tornar o símbolo do país. O “copo americano” como foi chamado, é na verdade, completamente brasileiro. Foi idealizado para ser o copo multiuso do Brasil, pensado para o nosso mercado, difícil de quebrar, barato e com um design chanfrado que lhe dava mais firmeza.

O fato é que hoje em dia não há um bar, padaria, restaurante ou lanchonete que não use esse tipo de copo. Ele é a medida oficial para a “média” das manhãs, e chegou a ser eleito como o melhor copo para se tomar cerveja no Brasil. Presente também na grande maioria das residências, ele é a medida oficial para receitas diversas. Sabe quando uma receita diz “um copo de farinha”? Ela está se referindo ao copo americano.

Sua capacidade oficial é de 190 mililitros, mas a Nadir Figueiredo já produz outros tamanhos do ícone. No site da empresa, além do tradicional, encontramos copos americanos de 40 mililitros, de 300 e até de 450 mililitros, bom pra quem gosta de doses generosas de cerveja, mas não abre mão do formato confortável do copo.

(Nadir Figueiredo//O aniversário de um ícone: o copo americano/Divulgação)

 

Veja abaixo dez curiosidades sobre este símbolo nacional:

 

  • A fábrica Nadir Figueiredo completa 105 anos em 2017. É uma empresa que sempre foi 100% nacional. Abriu as portas em 1912 no Cambuci. Em 1935, mudou-se para o bairro do Belém e, em 1946, migrou para a Vila Maria. Foi lá que a produção do copo americano começou, no ano seguinte. Atualmente, a fábrica é em Suzano, na Grande São Paulo.

 

  • O copo foi concebido pelo próprio Nadir Dias de Figueiredo (1891-1983), co-fundador da empresa, que pensou em criar um produto multiuso e de baixo custo. Um autêntico Fusca dos copos.

 

  • O copo é totalmente nacional. O nome “americano” fazia alusão ao maquinário usado para produzir as primeiras unidades, importado dos Estados Unidos. Hoje, no entanto, as máquinas são brasileiras.

 

  • A Nadir Figueiredo tem mais de 1000 produtos em fabricação. O americano ainda é o campeão de vendas.

    (Nadir Figueiredo//O aniversário de um ícone: o copo americano/Divulgação)

 

  • O copo americano é considerado também um símbolo do design nacional. Em 2009, foi exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, entre outros setenta produtos que representavam o estilo de vida dos brasileiros.

 

  • Desde sua criação, há setenta anos, foram produzidos mais de 6 bilhões de copos americanos.

 

  • A produção é quase que totalmente destinada ao mercado nacional, mas a Nadir Figueiredo já exportou copos americanos para países da América do Sul, da Europa e da África. O produto chegou até ao mercado do Japão.

 

  • A loja Tok & Stok, em parceria com a própria Nadir Figueiredo, criou uma linha de copos americanos em diversos tamanhos. O design é o tradicional, mas eles são feitos com vidros coloridos.

    (Tok & Stok/Divulgação)

 

  • Por se tratar de um ícone, é natural que algumas pessoas o elevem a outro nível: não é incomum encontrar gente que usou o desenho do copo americano como inspiração para uma tatuagem.

    (Reprodução/Veja SP)

 

  • A data oficial de aniversário do copo é 20 de outubro, data em que o americano chegou ao mercado, em 1947.

 

Vídeo da Nadir Figueiredo sobre o seu produto mais querido

 

Via Veja SP

Um Comentário

  1. Evalia 17 de Janeiro de 2018 at 11:26 - Reply

    Realmente, o copo de vidro deveria ser declarado patrimonio cultural da humanidade.

Publique seu comentário

Posts Relacionados