Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Pesquisa alemã revela material resistente a terremoto

Fevereiro 17, 2014 1 Comentário »
Pesquisa alemã revela material resistente a terremoto

Uma pesquisa da Bayer MaterialScience, da Alemanha, resultou em um novo tipo de “papel de parede”, composto por fibras de vidro e polímero.

O estudo, realizado em parceria com o Instituto Karlsruhe de Tecnologia e a empresa Kast, revelou o primeiro tecido de revestimento para paredes capaz de retardar e até mesmo evitar rachaduras em edificações.

Após a realização de diversos testes simulando tremores de diferentes magnitudes, foi desenvolvido o EQ-Top, um tecido especial de fibra de vidro e adesivo de alta tecnologia, que pode ser colado como um papel de parede convencional na alvenaria.

O principal componente do sistema é o adesivo formulado com Dispercoll U, que é uma dispersão de poliuretano desenvolvida pela Bayer MaterialScience. O item fortalece os pontos mais vulneráveis da construção, como janelas e batentes das portas.

Com o tecido, a energia liberada pelo tremor fica distribuída ao longo da parede, o que ajuda a reduzir a sobrecarga nos pontos de maior risco da estrutura. O sistema pode ser aplicado em edifícios existentes e cobertos com qualquer tipo de revestimentos.

Fonte e foto: Revista Contramarco & Companhia jan/fev 2014

Um Comentário

Publique seu comentário

Posts Relacionados