Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Prefeitos eleitos em 2016 possuem um enorme desafio pela frente: extinguir lixões e investir na coleta seletiva

novembro 14, 2016 Deixe seu comentário »
Prefeitos eleitos em 2016 possuem um enorme desafio pela frente: extinguir lixões e investir na coleta seletiva

Evento em São Paulo reúne, pela primeira vez no País, importantes protagonistas e diferentes pontos de vista com a participação de especialistas

 

Os prefeitos eleitos este ano já podem se preparar para enfrentar um enorme desafio quando entrarem em seus gabinetes em janeiro de 2017: Fazer valer as diretrizes que visam melhorar o gerenciamento de lixo, previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12305/10);

Duas destas diretrizes preveem a implantação da coleta seletiva por municípios e o fim dos lixões. Esta segunda já era para ter entrado em vigor em agosto de 2010, mas, um Projeto de Lei (PL 2289/2015) estendeu o prazo atendendo os pleitos da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Nacional dos Prefeitos. A PL já foi aprovada no Senado e encontra-se em análise pela Câmara.

“Estes são alguns dos temas que estarão sendo discutidos no evento Waste Expo Brasil, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, no Centro de Eventos Pro Magno Expo, em São Paulo”, comenta Jesus Gomes, diretor executivo do evento. Segundo ele, pela primeira vez no País, foi possível reunir importantes protagonistas e diferentes pontos de vista com a participação de especialistas, ambientalistas, ministério público e autoridades federais, estaduais e municipais no congresso e, ao mesmo tempo, a exposição de máquinas, equipamentos e serviços na feira, que visam melhorar a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.

“Teremos o ponto de vista do Governo Federal com a abertura do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, de Governos Estaduais e Municipais. Teremos a abordagem das autarquias que realizam o serviço de coleta de lixo, das empresas privadas que detém tecnologia na área, de pesquisadores, além da importante visão das entidades que congregam as empresas de reciclagem”, pontua Gomes.

Uma das palestras mais aguardadas pelos prefeitos e secretários municipais que tomarão posse em janeiro de 2017 é do promotor Fernando Barreto, presidente da Associação Brasileira dos Membros Ministério Público de Meio Ambiente. Ele vai falar sobre o fim dos lixões no Brasil e a função fiscalizadora do Ministério Público.

Ana Paula Bernardes, gerente de projetos da Abividro, participará do painel VIII: Embalagem na Reciclagem no dia 24. Veja a grade completa aqui.

Junto a esse time de especialistas, a Waste Expo Brasil reúne também as principais tecnologias existentes no mundo para tratamento de RSU e materiais recicláveis. “Além de interagir com os palestrantes e tirar dúvidas, o visitante vai conhecer as melhores soluções e equipamentos para tratar e movimentar lixo, aterro, sucatas, aparas de papel e de plástico”, conclui o diretor do evento.

 banner-forum_923x283

Serviço

Evento: Waste Expo Brasil – de 22 a 24 de novembro em São Paulo.

Data: de 22 a 24 de novembro

Local: Pro-Magno Expo, São Paulo

 

Assessoria SV

Sérgio Vieira MTB 27462

sergiosvieirabrasil@gmail.com

11 4416-4262

11 9 7377-5959

Publique seu comentário

Posts Relacionados