Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera de São Lourenço, SP, é referência no país

Maio 8, 2014 1 Comentário »
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera de São Lourenço, SP, é referência no país

A Sobloco Construtora, empresa líder no campo de desenvolvimento urbano no país, implantou em 1992 o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga, litoral norte paulista. Desde sua inauguração até 2012, já foram coletadas e destinadas mais de 3,8 mil toneladas de lixo reciclável.

O programa, operacionalizado pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço (AARSL), recolhe três vezes por semana (e diariamente em época de temporada) os  materiais recicláveis da região e  os leva para uma Central de Triagem. A coleta porta a porta atende aos módulos de condomínios verticais e comércio, que são orientados a separar os resíduos em sacos claros. São mais de 8,5 mil domicílios atendidos.

Na Central de Triagem, todo o material passa por uma seleção e organização. Os recicláveis são vendidos diretamente para as indústrias e o valor adquirido é repassado para a Fundação 10 de Agosto, também localizada na Riviera e que promove atividades na área social.

O programa está dividido em três frentes: coleta de poda e capina para compostagem, coleta de materiais recicláveis e resíduos perigosos e gerenciamento de resíduos de construção civil.

O vidro é o segundo material mais presente entre a composição dos recicláveis (23%), seguido do papelão (46%).  Foram registradas 831 toneladas coletadas até 2012.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera de São Lourenço foi considerado pela Universidade Federal Fluminense (UFF/CIRS) uma das melhores experiências brasileiras no campo da coleta seletiva de lixo.

Fonte: Portal da Riviera de São Lourenço

Baias de Vidro da Central de Triagem

Baias de Vidro da Central de Triagem

Um Comentário

  1. Adjabir F Fernandes 13 de Maio de 2014 at 12:11 - Reply

    Visitei uma região no exterior onde se gaseificavam os resíduos de uma maneira abrangente e os gases conduzidos a geração de energia elétrica. Nessa duvida qual seria a prioridade?

Publique seu comentário

Posts Relacionados