Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Selo de Eficiência para edifícios

julho 24, 2012 Deixe seu comentário »
Selo de Eficiência para edifícios

[hitasoft_player id=2]

A partir desse ano de 2012 os edifícios residenciais, públicos e comerciais serão integrados ao Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. O programa, criado em 2009, tem como objetivo incentivar a elaboração de projetos alternativos, preocupados com o aproveitamento máximo da capacidade de iluminação e ventilação das construções, promovendo a economia de energia.

Os edifícios avaliados pelo programa receberão uma etiqueta que indica o nível de eficiência. A etiqueta já é conhecida do público por ser utilizada em eletrodomésticos e terá a mesma função nos edifícios, indicando o nível de eficiência da envoltória (fachadas e coberturas, incluindo aberturas envidraçadas), do sistema de iluminação e do sistema de condicionamento de ar. Ela pode ser fornecida integralmente, ou em partes separadas: envoltória, envoltória + sistema de iluminação ou envoltória + sistema de condicionamento de ar. Tendo as três partes, recebe-se a etiqueta completa.

Considera-se que a fachada do edifício deva ajudar a manter temperatura amena no interior, aproveitando com inteligência a iluminação solar.
Por hora essa avaliação terá um caráter voluntário, mas estima-se que no futuro se torne obrigatório. Mesmo voluntário, os edifícios que aderirem ao programa agregam duas grandes vantagens, a primeira de ordem social devido à contribuição com a preservação ambiental, a segunda de ordem econômica, pois tendem a maior valorização no mercado imobiliário.

 

 

Publique seu comentário

Posts Relacionados