Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Selo Verde para Edifícios

setembro 4, 2012 Deixe seu comentário »
Selo Verde para Edifícios

Mercado investe em edifícios sustentáveis.

Ultimamente, observa-se uma necessidade sustentável no mercado imobiliário que tende a crescer ao longo dos anos.

O Brasil é o quarto no mundo em número de prédios com construção sustentável, depois de EUA, China e Emirados Árabes, e esse tema foi abordado em matéria recente da revista Veja, na edição de 5 de setembro de 2012.

Nesse ano, edifícios residenciais, públicos e comerciais são integrados ao Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, que incentiva a elaboração de projetos alternativos, preocupados com o aproveitamento máximo da capacidade de iluminação e ventilação das construções, promovendo a economia de energia. Mais detalhes sobre esse selo podem ser obtidos nesse post (https://www.abividro.org.br/noticias/selo-de-eficiencia-para-edificios).

No total, 599 edifícios brasileiros possuem os selos Leed e Aqua de certificação de construção sustentável. O selo Leed é concedido pela representação brasileira da ONG americana Green Building Council e o selo Aqua é concedido pela Fundação Vanzolini, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ambos certificam edifícios que apresentam os requisitos necessários para se enquadrar ao perfil de uma construção sustentável.

Dentre os requisitos, o prédio deve possuir 2 sistemas hidráulicos separados (água potável e água de reuso), elevador de maior eficiência energética e vidros duplos que promovem isolamento térmico a fim de limitar o uso do ar condicionado. Apesar de encarecer a construção dos edifícios entre 1,5% e 5% (acarretando na valorização do aluguel em até 15%), os condôminos economizam até 30% no consumo de energia e 50% no consumo de água.

Ou seja, percebe-se que a procura por uma residência sustentável por parte da população gera uma demanda imobiliária cheia de oportunidades, incluindo toda a construção civil com ênfase na indústria vidreira. Confira abaixo a matéria que foi publicada na revista Veja:

 

Edifícios

 

Publique seu comentário

Posts Relacionados