Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

O importante papel do vidro no futuro

setembro 4, 2012 Deixe seu comentário »
O importante papel do vidro no futuro

A tecnologia tem um grande aliado para a transformação do futuro.

Vidro no futuro

As indústrias vidreiras, assim como em todos os outros setores, avançam muito rápido diante da tecnologia. Atualmente, tais avanços acontecem a cada ano, sendo que antigamente levava muito tempo. Novos produtos são constantemente lançados no mercado e os pesquisadores aperfeiçoam cada vez mais a aplicação do vidro na tecnologia.

A modernidade na fabricação dos vidros já está presente nos carros, iluminação, móveis, óculos, aparelhos eletrônicos, entre outros.

No mercado automotivo o vidro tem um importante papel como item de segurança: vidros para-brisa anti embaçante, vidros laminados, vidros com controle de água, antenas integradas ao vidro, vidro acústicos e que regulam a iluminação do veículo. Destaca-se o vidro temperado, que é de extrema importância para proteger o motorista e os passageiros em caso de colisão.

Nos supermercados, visualizamos os produtos armazenados nos refrigeradores perfeitamente, sem que o vidro fique embaçado e com uma refrigeração muito eficaz.

Também temos como exemplo os vidros utilizados na construção civil. Existem vidros específicos para reter ou refletir a luz do sol de forma correta, protegendo o ambiente anterior e economizando na utilização da energia elétrica. Outros tipos de vidro, ainda no segmento da construção civil, são os vidros que passam pelo processo coating, neste caso a produção é realizada através de uma fina camada de um mineral que é adicionado na composição do vidro, impedindo a aderência de poeira e contribuindo para que a água da chuva escorra naturalmente.

Nos aparelhos eletrônicos, o vidro tem a importante missão de transmitir toda a tecnologia interna dos tablets, smartphones, notebooks, entre outros. É o famoso touch screen, a tela sensível ao toque, ultimamente muito utilizada nos aparelhos eletrônicos. Existem vários tipos de telas touch screen no mercado, cada uma com uma tecnologia diferente.

A identificação do toque é criada através de um sistema de pressão, utilizando duas placas finas separadas por um afastador, uma de metal e a outra de vidro, entre elas passa uma corrente elétrica pela qual são encaminhadas as informações para o visor.

Visualizamos já o avanço desta tecnologia nos vídeo games, smartphones, tablets, bancos, sistemas de segurança e em muitos outros lugares.

Os pesquisadores trabalham cada dia mais no aperfeiçoamento do vidro no uso tecnológico, otimizando funções e inserindo-o em novos conceitos para aperfeiçoar nosso cotidiano.

O vidro terá uma função ainda mais importante daqui para frente e estará ainda mais presente nas nossas vidas.

A Corning produziu dois vídeos interessantes sobre a utilização do vidro em um futuro talvez não tão distante da população. Confira abaixo:

 

Um dia feito de vidro – ABIVIDRO – produzido pela Corning.

 

Um dia feito de vidro 2 – ABIVIDRO – produzido pela Corning.

 

Publique seu comentário

Posts Relacionados