Conheça também outros projetos da ABIVIDRO:

Vidros aparecem em degraus de escadas

Abril 30, 2012 2 Comentários »
Vidros aparecem em degraus de escadas

“Uma escada que é uma verdadeira obra-de-arte. Já imaginou isso? Pois é, as escadas, que nos permitem subir e descer, podem ser de vidro – sofisticando o ambiente e permitindo ao máximo a passagem de luz. Quem garante é Aldo Ferreira, diretor da BR Escadas, empresa paulistana especializada nesse assunto.

Usadas como objetos de decoração, as escadas de vidro atendem às exigências do mercado da arquitetura e construção que tem experimentado aplicações inovadoras com chapas de vidros modeladas. Item que já é comum em corrimãos, os vidros estão sendo cada vez mais utilizados em degraus.

Concebidos nas formas laminado e temperado, os vidros para degraus da BR Escadas possuem ainda uma película anti-derrapante que aumenta as condições de segurança de circulação. Para tanto, pesquisas foram feitas: “Verificamos as espessuras necessárias de vidros e realizamos cálculos de resistência para locais em que transitam uma média significativa de pessoas”, explica Ferreira.

As ênfases foram dadas às normas européias e a alguns cálculos que obedecem a critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para envidraçamentos em geral, a NBR 7.199. E a preocupação não acaba por aí: existem padrões aplicados na construção para que o projeto tenha coerência na estética. Afinal, a escada de vidro tem que ser segura e bonita.

“Independente da escolha dos materiais, utilizamos mão-de-obra especializada porque se trata de um produto que, além de exigir os cuidados de uma obra-de-arte, necessita de um grau de conhecimento técnico para que a execução saia exatamente igual ao projeto e ofereça confiabilidade para nossos clientes”, salientou Aldo Ferreira.

Os projetos podem, inclusive, ser de autoria dos próprios clientes já que a empresa possui softwares capazes de gerar simulações eletrônicas do desenho. Isso, antes de qualquer investimento com materiais, o que evita desperdícios, permitindo ainda se chegar à solução mais adequada em termos de espaço físico e em questões financeiras. Daí o céu é o limite! Formas ousadas e coloridas podem ser desenvolvidas. Os degraus têm opções de se apresentarem nas tradicionais formas retas ou em modelos mais arrojados, como os helicoidais e os caracóis.

Além da incontestável beleza, outra vantagem inerente às escadas de vidro é o aproveitamento de espaços compactos e modernos, uma vez que o vidro ajuda a ampliá-los e a determinar o estilo do local. Em especial, quando se deseja aproveitar vãos abertos para receber iluminação natural e desenvolver formas incomuns, coloridas, transparentes ou opacas.

“O vidro é um material que permite projetos sofisticados, gerando benefícios, como a valorização do ambiente – sejam residenciais, comerciais, industriais ou áreas como patrimônios culturais e históricos”, afirma Ferreira.

Sobre a avaliação da resistência de cada degrau
A distribuição de cargas nas escadas depende de como os degraus são sustentados. Se houver apenas dois apoios, as normas internacionais orientam que os cálculos considerem maiores coeficientes de segurança. Com isso, as bordas das pisadas ficam livres (sem suporte), sendo verificada a necessidade de sua proteção contra agressões mecânicas.

A resistência é avaliada a partir da laminação que deve ser cuidadosa, pois se a borda ficar aparente, a mesma deve apresentar-se perfeita quanto ao alinhamento das várias placas que compõem o laminado, e receber o tratamento ideal para esse trecho em cada placa.

Como resultado de estudos feitos, por meio de publicações – apenas – internacionais, o diretor da BR Escadas e engenheiro, Aldo Ferreira, está concluindo a elaboração de um livro sobre o assunto.

Fonte. Revista tecnologia & Vidro.http://www.vidros.inf.br/

2 Comments

  1. fernanda tramontin 9 de Maio de 2017 at 10:41 - Reply

    orçamento escada com 14 degraus de 30×100 e um patamar de 100×100

  2. ELVIS RODRIGO 22 de agosto de 2013 at 2:38 - Reply

    Onde posso encontrar os degraus de vidro para escada caracol em são paulo, grato.

Publique seu comentário

Posts Relacionados